20/02/2022

BOMBARDEIOS NO LESTE DA UCRÂNIA TEM PEDIDO DE CESSAR FOGO PELO PRESIDENTE UCRANIANO

Presidente da Ucrânia pede cessar-fogo depois de bombardeios

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou neste domingo (20) um cessar-fogo imediato no leste do país. No sábado (19), a região de Donbass foi alvo de bombardeios, deixando 2 soldados ucranianos mortos.

“Nós defendemos a intensificação do processo de paz. Apoiamos a convocação imediata do TCG e a introdução imediata de um regime de silêncio”, disse no Twitter.

Depois dos bombardeios, a Ucrânia suspendeu as operações em 1 dos 7 postos de controle em Donbass, controlada por separatistas apoiados pela Rússia. Líderes de outros 2 territórios do leste ucraniano, Donetsk e Lugansk, ordenaram mobilização militar total no sábado (19.fev).

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone neste domingo (20) sobre a necessidade de uma solução diplomática para a escalada de tensões com a Ucrânia. O chefe do Executivo francês também conversou com Zelensky, logo depois do diálogo com Putin.

A Rússia concentra cerca de 150 mil soldados na fronteira com a Ucrânia, com bases de abastecimento, incluindo unidades médicas e combustível na região. Moscou alega, porém, que estão no local apenas participando de manobras militares.

O conflito entre os países começou em 2014, quando a Rússia anexou a região da Crimeia e armou separatistas da região de Donbass, no sudeste. Em seus 30 anos de independência, a Ucrânia buscou alinhamento com a União Europeia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) enquanto profundas divisões internas separavam a população.

Poder 360

Nenhum comentário: