07/01/2022

RN: INAUGURADA EM 2021 BARRAGEM DE OITICICA TRANSBORDA PELA 1ª VEZ

Barragem de Oiticica transborda e acumula 15 milhões de metros cúbicos

A Barragem de Oiticica, localizada a 25 quilômetros de Jucurutu, amanheceu nesta sexta-feira (7) transbordando no Seridó potiguar. Com as chuvas que vêm caindo no Rio Grande do Norte nos primeiros dias do ano de 2022, o segundo maior investimento em infraestrutura hídrica do Estado dá esperança aos seridoenses.

Segundo Procópio Lucena, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a barragem começou a sangrar por volta das 6h15. Até o final de 2021, Oiticica estava com pouco mais de 2 milhões de metros cúbicos de água. Com as chuvas dos primeiros dias de 2022, o volume subiu para 5,2 milhões. E nesta sexta (7), já acumula em 15 milhões de metros cúbicos.

Na medição de altura da barragem, até esta quinta (6) a cota estava em 88 metros. De ontem para hoje, a cota subiu 4,5 metros, chegando a medir 92,5 metros.

Barragem de Oiticica

A previsão da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é finalizar a barragem em dezembro de 2022. A estrutura está com 95% da obra concluída, faltando as ligações de água e luz e a construção do acesso rodoviário das obras sociais que irão ser a nova moradia da comunidade que morava onde será transbordado. Com capacidade para 590 milhões de metros cúbicos, Oiticica é a maior obra em curso no Rio Grande do Norte. Vai atender a 43 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes, transformando o Seridó na primeira região do Nordeste com segurança hídrica perto de 100%.

Confira vídeo feito na manhã desta sexta (7):

Nenhum comentário: