10/01/2022

PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA GRIPE: 5 RECEITAS SIMPLES - VEJA LISTA

5 receitas simples de chás para aliviar os sintomas da gripe

Além da pandemia global causada pelo coronavírus, o Brasil passa por um surto de gripe. De acordo com a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde (Sesa), Ricristhi Gonçalves, alguns pontos do Ceará já vivem uma epidemia, predominando a Influenza H3N2. Confira abaixo receitas de chás com ingredientes simples que ajudam a aliviar os sintomas da gripe como congestão nasal, coriza, tosse, etc.

Antes de conferir a matéria completa, é importante mencionar que o tratamento indicado pelo médico deve ser o prioritário, e os chás servem apenas como um auxílio para o alívio dos sintomas gripais.

1. Receita: Chá de mel e limão

O chá de mel e limão ajuda no combate da congestão nasal e da inflamação na garganta.
Ingredientes:

  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo:

Em uma xícara de água fervente, adicione o mel e misture bem até ficar homogêneo. Para finalizar, acrescente o suco do limão. O chá deve ser consumido logo após o seu preparo, para garantir a eficácia da vitamina C (presente no limão).

2. Receita: Chá de gengibre, limão e própolis

Alivia a congestão nasal, a coriza e os desconfortos no corpo.

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1/2 limão
  • 1 rodela de gengibre
  • 20 gotas de extrato de própolis

Modo de preparo:

Retire a casca do limão (evite retirar a parte branca para não amargar o chá). Reserve a casca e descasque a pele da rodela de gengibre com uma colher. Em fogo médio, coloque uma panela e acrescente a água, a casca de limão e o gengibre. Deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e reserve por outros cinco minutos. Em seguida, adicione 20 gotas de extrato de própolis. O consumo deve ser imediato.

3. Receita: Chá de laranja com gengibre

Ameniza sintomas como tosse e dor de garganta.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 laranja
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de preparo:

Descasque a laranja e reserve. Em uma panela, coloque a água e o gengibre para ferver. Quando começar a borbulhar, esprema o suco da laranja e jogue a casca em seguida na mistura. Tampe a panela, espere 10 minutos e coe.

4. Receita: Chá de eucalipto

As propriedades antioxidantes do eucalipto protegem o corpo contra os radicais livres. Um de seus ativos, o cineol, age como expectorante para combater infecções respiratórias e aliviar a tosse. Suas folhas frescas ou secas também podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar a dor de garganta.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água 4 g de folhas secas de eucalipto

Modo de preparo:

Adicione as folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cubra com água fervente. Depois de morno, coe e tome de duas a três vezes por dia.

5. Receita: Chá de alho

O alho e seus constituintes bioativos possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, imunomoduladora e antimicrobiana. O chá de alho possui potencial terapêutico para tratar a garganta inflamada, fortalecer o sistema imunológico e ajudar no tratamento de acúmulo de muco com sua ação expectorante.

Contraindicação: a ingestão da bebida não é indicada para pessoas com problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ela atua na redução da pressão arterial.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 a 3 dentes de alho
  • Limão ou gengibre (opcional) 

Com informações de O Povo

Nenhum comentário: