11/01/2022

COVID: O DILEMA DA GLOBO EM RELAÇÃO AO DESFILE NO RJ - NÃO SABE SE CRITICA OU ELOGIA

Globo não sabe se defende ou critica desfiles que terão transmissão da emissora

Dona dos direitos de transmissão dos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Globo precisará lidar com a rejeição aos eventos em 2022. Mesmo com o aumento de casos de Covid-19 e gripe, os órgãos públicos decidiram manter a realização da festa. A decisão é vista como contraditória, pois os blocos de rua foram cancelados.

Em 13 de dezembro, antes da nova onda de coronavírus puxada pela variante ômicron e das internações por influenza, 87% dos brasileiros se posicionavam contra a realização do Carnaval em suas respectivas cidades neste ano. Outros 9% eram favoráveis, e 4% não souberam responder. Os dados são de uma pesquisa PoderData, que ouviu 3 mil pessoas.

Agora, com os telejornais da própria Globo noticiando diariamente o crescimento de internações e de pessoas afastadas do trabalho por causa das novas infecções virais, a aceitação aos desfiles nos sambódromos de São Paulo e Rio de Janeiro está ainda mais comprometida.

Questionada pelo Notícias da TV sobre a posição institucional em relação aos eventos, a dona dos direitos de transmissão do Carnaval 2022 informou que respeita as decisões do poder público. Leia a íntegra da nota abaixo:

Como detentora dos direitos de transmissão dos desfiles, a Globo tem absoluto respeito às decisões do poder público, das autoridades de saúde e dos organizadores dos eventos. Isso acontece não apenas com o Carnaval, mas com qualquer evento ou competição impactada pela pandemia.

Decisões de RJ e SP

Jornalisticamente, os programas da Globo têm noticiado as decisões dos órgãos públicos e apontado, inclusive, as contrariedades de algumas medidas. Na última sexta-feira (7), o RJ2 informou que o comitê científico que orienta o Estado do Rio de Janeiro pediu que os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí fossem cancelados ou adiados.

No entanto, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, avisou que a festa, ao menos por enquanto, está mantida. No Estado fluminense, foram registrados 22.355 testes positivos de Covid-19 apenas nos sete primeiros dias de 2022, mais do que o dobro dos 8.897 casos de dezembro inteiro. O avanço da ômicron explica o aumento.

“Os blocos de rua estão suspensos em função da dificuldade de se adotar protocolos mais rígidos. Nesse momento, considerando a tendência dessa transmissão [de ômicron], do que a gente vê em outros países, de ela ser curta, de ela durar pouco tempo por conta da alta transmissibilidade desse vírus, é de que o Carnaval da Sapucaí seja mantido, adotando os protocolos de segurança necessários”, explicou o secretário no RJ2.

A situação é parecida com a de São Paulo. Na última quinta-feira (6), o prefeito Ricardo Nunes fez uma coletiva de imprensa para informar sobre o cancelamento dos blocos de rua e a manutenção dos desfiles no Anhembi. Os protocolos, segundo o político, serão definidos com a vigilância sanitária da cidade, em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

O governador João Doria informou que o Estado vai proibir festa de Carnaval em salões, ambientes fechados e na rua. O evento com as escolas de samba, porém, está mantido e permanecerá sob “análise” nas próximas semanas. Veja o depoimento abaixo:

Embora seja uma decisão também do município, está sendo avaliado. Se tivermos uma evolução e um agravamento com esta variante ômicron, o tema será revisto, sim. Não é o caso ainda, estamos acompanhando, mas dada a evolução acelerada, é um ponto de cautela e preocupação.

Notícias da TV

Nenhum comentário: