03/01/2022

AFINAL DE CONTAS, ESSAS VACINAS SERVEM OU NÃO SERVEM PARA COMBATER A COVID?

Com quase 80% da população vacinada, Austrália bate recorde de casos de Covid-19 e vive drama

A quantidade acumulada de casos é superior ao dobro do registrado em meados de dezembro.

A Austrália bateu recorde de casos de covid-19 registrados em 24 horas nesta segunda-feira, 3. De acordo com o governo do país, foram notificados quase 40 mil novos pacientes infectados.

O recorde de casos de covid anterior do país ocorreu em 1º de janeiro (35 mil casos). Desde 31 de dezembro, a Austrália registra diariamente mais de 30 mil novas contaminações.

No dia 1º de dezembro de 2021, a Austrália havia registrado 1,4 mil novos casos e atingiu 213 mil contaminados durante a pandemia. Hoje, esse número acumulado está em, praticamente, 500 mil infectados.

A explosão de casos teve início por volta de 14 de dezembro. Nessa data, 75% da população local já estava completamente vacinada, conforme os números apresentados pelo site Our Word in Data — vinculado à Universidade de Oxford. Nesta segunda-feira, a vacinação completa está em 77%.

A variante Ômicron e a Austrália

A região de New South Wales, a mais populosa e mais duramente atingida pela variante Ômicron do coronavírus, registrou 20.794 infecções, e o Estado vizinho de Victoria, o segundo mais populoso, notificou hoje 8.577 casos.

Ainda assim, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que se manteria fiel aos seus planos de reabrir a economia. “Mudamos as engrenagens com a Ômicron”, disse Morrison em entrevista à Nine Network Television. “Os requisitos para teste, isolamento, tudo isso mudou porque a Ômicron, como sabemos agora, é 75% menos virulenta e menos severa do que a variante Delta.”

O governo da Austrália estima que existem 218 mil doentes em tratamento contra a covid-19 no país. Deles, 2.158 estão hospitalizados, 171 ocupam vagas de UTI e 54 usam respiradores.

Nenhum comentário: