29/12/2021

SITUAÇÃO DE QUASE 290 MIL REFUGIADOS VENEZUELANOS É REGULARIZADA PELO GOVERNO BRASILEIRO

Governo Federal regulariza situação de quase 290 mil refugiados venezuelanos em 2021

O governo federal anunciou no último domingo, 26, que encerrará 2021 com a regularização de aproximadamente 290 mil refugiados venezuelanos por meio da Operação Acolhida. De acordo com a Casa Civil, mais de 1 milhão de atendimentos foram realizados na fronteira do Brasil com a Venezuela.

A iniciativa foi criada em 2018 para dar atendimento humanitário aos venezuelanos que entram no Brasil pelo Estado de Roraima. O suporte consiste em recepcionar, fazer a identificação, a fiscalização sanitária, a imunização, a regularização migratória e triagem dos refugiados.

“O Brasil tem sido receptivo com essas pessoas, que já vêm de uma saga de sofrimento”, disse o ministro da Cidadania, João Roma. “Pessoas que, muitas vezes, caminham por dias sem fim, trazendo suas famílias a pé. Com a Operação Acolhida, conseguimos fazer com que mais de 60 mil pessoas fossem abrigadas no Brasil, inclusive com oportunidade de trabalho.”

Segundo dados atualizados da Casa Civil, cerca de 335 mil Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) já foram emitidos desde o início do projeto.

Para acomodar o grande número de refugiados, a Operação Acolhida conta com 12 abrigos em Boa Vista (RR), quatro deles destinados a indígenas. Em Pacaraima (RR), um décimo terceiro abrigo também é destinado a indígenas.

Em outubro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro visitou o centro da Operação Acolhida, em Boa Vista. Na ocasião, o chefe do Executivo federal reconheceu a importância do trabalho prestado pelo país. “Aos venezuelanos que estão aqui, boa sorte a vocês! Parabéns ao Exército brasileiro, entre outras organizações aqui presentes, que trabalham para acolhê-los”, afirmou.

A força-tarefa é coordenada pelo governo federal com apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas. No total, há mais de 100 participantes.

Revista Oeste.

Nenhum comentário: