19/12/2021

RN APRESENTA PRIMEIRO CASO DE PACIENTE COM INFLUENZA 'A' E COVID-19

Sesap confirma primeiro caso no estado de coinfecção de paciente com vírus da Influenza A e Covid-19

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou neste sábado (18) a ocorrência do primeiro caso de coinfecção do vírus da Covid-19 e da Influenza A H3N2, gripe, no estado.

A paciente identificada com os dois vírus tem 28 anos e mora no município de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar. O teste foi realizado pelo Laboratório Central Dr Almino Fernandes, nesta sexta-feira (17), e registrou a presença tanto do vírus Sars-CoV-2, da Covid, como o da gripe na paciente.

Segundo o diretor administrativo do Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen), o biomédico Derley Galvão de Oliveira, a coinfecção dos dois vírus já pode ter ocorrido com outros pacientes potiguares, porém essa é a primeira vez em que foi confirmada em teste laboratorial.

Ele também explicou que o resultado foi possível graças ao recebimento de um novo kit multiplex que permitiu a identificação também de Influenza, durante o teste contra Covid-19.

"Não significa necessariamente que a pessoa está com as duas doenças ao mesmo tempo, porque o vírus pode ser detectado até 90 dias após a infecção. A gente não pode afirmar que a pessoa está com os dois vírus circulando, mas apenas que houve a presença do material genético dos dois vírus", explicou o profissional.

TN

Nenhum comentário: