11/12/2021

PARA NÃO DESAPARECEREM, REDE, PC do B E PSOL VÃO SE UNIR EM FEDERAÇÃO

“Supra sumo” ideológico: Rede, PC do B e PSOL vão se unir em federação para não desaparecerem

A executiva nacional do PSOL iniciou conversas para se unir em uma federação partidária com o PCdoB, do ex-ministro Orlando Silva, e Rede, do senador Randolfe Rodrigues.

A instituição das federações partidárias é uma forma de driblar a cláusula de barreira para as eleições de 2022. Para ter acesso ao fundo partidário e tempo de TV, cada partido, individualmente ou coligado por federação partidária, terá que obter no ano que vem pelo menos 2% dos votos válidos ou eleger pelo menos 11 deputados federais em nove estados diferentes.

“As federações permitem, ainda, o enfrentamento da cláusula de barreira, medida antidemocrática criada para asfixiar os partidos ideológicos com a justificativa de combater a ‘pulverização’ do sistema partidário brasileiro”, afirmou o PSOL na nota da executiva nacional.

Apesar de iniciar as conversas, o partido só tomará uma posição em março. Pelas regras das federações, as siglas serão obrigadas a ter posicionamentos distintos em votações no Congresso Nacional durante quatro anos.

O Antagonista.

Nenhum comentário: