12/12/2021

OS 10 TRENS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO - SAIBA QUAIS SÃO

Saiba quais são os 10 trens mais rápidos do mundo

À medida que o mundo enfrenta as mudanças climáticas, os voos para curtas distâncias parecem cada vez menos atraentes para muitos viajantes. Iniciado na Escandinávia, o fenômeno chamado de “flygskam” (vergonha de voar) já está inspirando muitos viajantes a reduzir sua dependência das companhias aéreas.

Até que alguém prove o contrário, o trem de alta velocidade é a alternativa mais eficaz às viagens aéreas para distâncias de até 1.100 quilômetros. Transportando passageiros entre os centros das cidades a velocidades de 290 km/h ou mais, ele oferece uma combinação atraente de velocidade e conveniência.

A capacidade ferroviária de levar muitas pessoas rapidamente torna o meio muito mais eficiente do que conceitos de sistema de transporte ultrarrápido, mas de baixa capacidade para passageiros, como o Hyperloop.

Desde a década de 1980, centenas de bilhões de dólares foram investidos em novas ferrovias de alta velocidade e capacidade na Europa e na Ásia, iniciadas pelo Shinkansen do Japão e pelo Train a Grand Vitesse (TGV) na França.

Na última década, a China se tornou a líder mundial indiscutível, construindo uma rede de 38 mil quilômetros de novas ferrovias que alcançam quase todos os cantos do país. Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica e Inglaterra estão expandindo a rede europeia com outros países, com obras que devem seguir até 2030.

Em 2018, a África ganhou sua primeira ferrovia de alta velocidade com a abertura da linha Al-Boraq no Marrocos. O Egito deve entrar para essa turma antes do final da década de 2020.

Em outras partes do mundo, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Taiwan já têm rotas de alta velocidade em funcionamento. Já Índia, Tailândia, Rússia e os Estados Unidos estão entre um grupo crescente de nações comprometidas com a construção de novas ferrovias, nas quais os trens passarão entre as principais cidades a velocidades de mais de 250 km/h.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Saiba quais são os 10 trens mais rápidos do mundo - Terra Brasil Notícias (terrabrasilnoticias.com)

Nenhum comentário: