21/12/2021

MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM FOR 'DOIDO': DONO DA CHINA PROÍBE AMAZON DE AVALIAR SEUS LIVROS

Amazon proíbe avaliações sobre o livro de Xi Jinping na China

A gigante da tecnologia Amazon decidiu proibir os usuários de seu site na China de atribuir nota ou escrever resenhas de um livro assinado pelo presidente do país, Xi jinping, cujo título traduzido para o português é A Governança da China. O fato foi noticiado pela agência de notícias Reuters na última sexta-feira (17).

O livro em questão é uma coletânea de discursos e textos do presidente chinês. De acordo com a Reuters, uma resenha negativa levou o governo comunista chinês a dar ordem para a Amazon proibir avaliações do tipo. Apesar das resenhas e das notas serem um mecanismo importante de avaliação dentro da plataforma, a empresa acabou aceitando a determinação do governo da China.

A Reuters apontou ainda que a decisão da Amazon de aceitar a ordem do governo do país asiático seria parte de um esforço da empresa, que já duraria cerca de uma década, para conquistar a “simpatia” do governo chinês de forma a “proteger e expandir seus negócios em um dos maiores mercados do mundo”.

A anuência da gigante da tecnologia quanto ao modo de administrar do governo chinês aparece, inclusive, em um relatório escrito em 2018, no qual a empresa afirma que “[o] controle ideológico e a propaganda são o núcleo do kit de ferramentas para que o Partido Comunista alcance e mantenha seu sucesso”.

Nenhum comentário: