09/12/2021

BOLSA DE VALORES DE SP - SAI O 'TOURO DE OURO' E ENTRA A 'VACA MAGRA'

Artista instala escultura de uma vaca magra em frente à Bolsa de SP

Depois da polêmica do Touro de Ouro instalado em frente à B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), no centro da capital, agora uma escultura com a figura de uma vaca magra foi colocada em frente ao prédio. O animal, pintado de amarelo, está desnutrido, com os ossos à mostra.

A intervenção faz parte do projeto "Vacas Magras" da cearense Márcia Pinheiro que, nas redes sociais, se define como "artista visual com foco em questões sociais".

"O meu trabalho está relacionado a questões sociais com um forte apelo a identidade cultural. Na prática desenvolvo um processo construtivo no qual transito entre várias linguagens. Algumas características são perceptíveis, como a abstração e o uso de materiais alternativos, além de uma estética carregada de poesia virtual”, escreveu.

No Instagram, a artista postou que a escultura chegou nesta quinta-feira (9) a São Paulo, mas o projeto, segundo ela, tem 10 anos de existência e já passou pela Secretaria de Educação do Ceará, em Fortaleza, no Departamento Nacional de Obras Contra Seca, entre outros.


Em outra postagem, Márcia Pinheiro explicou o processo de produção: "Inicialmente as esculturas eram blocos de argila apoiadas em uma estrutura metálica para sustentação até formar modelo semelhante ao animal, logo após receberam várias camadas de gesso e sisal criando resistência. Na terceira etapa, uma camada de resina que finalizada teve seu formato cortado ao meio verticalmente formando duas bandas. Pronto!"


Touro de Ouro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), decidiu remover o Touro de Ouro por entender que a estátua configura peça publicitária.

A votação foi apertada, com cinco votos favoráveis à remoção, quatro contrários e uma abstenção. A Comissão é composta de oito representantes da prefeitura e por oito da sociedade civil e analisa casos relacionados à aplicação da legislação de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem urbana.

r7

Nenhum comentário: