15/11/2021

XI JINPING É CONSOLIDADO DITADOR PERPÉTUO DA CHINA

Partido Comunista Chinês Aprova Resolução Que Consolida Xi Jinping Como Ditador Perpétuo da China

O Partido Comunista Chinês consolidou oficialmente o nome de Xi Jinping como ditador perpétuo da China. O partido aprovou nesta quinta-feira (11/11) uma resolução histórica, que consolida a liderança absoluta de Xi Jinping, que também acumula a função de secretário-geral do partido, seguindo a velha tradição comunista desde os tempos de Lenin, além de líder supremo do regime comunista chinês.

O documento com a resolução traz um resumo da história dos cem anos do partido e aponta suas direções futuras. Cerca de 370 membros titulares e suplentes do 19º Comitê Central do partido, aprovaram a resolução denominada “Grandes Conquistas e Experiência Histórica da Luta do Centenário do Partido”.

Resoluções anteriores desta natureza foram aprovadas na era de Mao Zedong em 1945, fundador do regime comunista chinês, e durante o período de liderança de Deng Xiaoping em 1981.

A adoção da resolução encerrou a sexta reunião plenária do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, que escolhe seus novos líderes a cada cinco anos. A reunião ocorreu a portas fechadas desde o início desta semana em Pequim.

Especialistas afirmam que a análise da resolução aprovada mostra que ela abre o caminho para Xi Jinping garantir um terceiro mandato sem precedentes no próximo ano, e desta forma consolidar-se como ditador da China pelo resto da vida.

Crítica Nacional

Nenhum comentário: