01/11/2021

SE OS BANDIDOS MATASSEM 26 POLICIAIS, HAVERIA 'AVALIAÇÃO' DE CONDUTA DA BANDIDAGEM?

PM instaura inquérito para avaliar conduta de agentes após ação que deixou 26 mortos em Varginha

A Polícia Militar de Minas Gerais instaurou um inquérito para avaliar a conduta dos policiais envolvidos na ação ocorrida neste domingo (31), em Varginha, e que deixou 26 mortos. O Comando de Policiamento Especializado abriu um inquérito para verificar as circunstâncias do fato. Segundo a PM, todos os mortos são suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a bancos.

A informação foi confirmada ao g1 pela porta-voz da Polícia Militar, capitão Layla Brunnela. Segundo ela, trata-se de um procedimento de praxe que é aberto sempre que há algum tipo de confronto durante as operações. O objetivo é verificar como os fatos se deram e avaliar a conduta dos PMs.

A deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já informou que vai apurar o caso.

“Sou solidária às mães e familiares que estão passando por um momento tão difícil e afirmo que a Comissão de Direitos Humanos está acompanhando o caso e vamos cobrar respostas”, disse ao g1.

Ainda de acordo com a parlamentar, ao longo desta semana a comissão vai emitir ofícios para órgãos como a PM e a PRF para entender melhor como o caso aconteceu. O Ministério Público de Minas (MPMG) e a Secretaria de Segurança Pública também serão acionados. “Seguimos em busca de justiça para que a lei deste país seja cumprida e que não ocorra mais esta morte em massa da nossa juventude preta”, informou.

Nesta segunda-feira, a PM informou que amostras de DNA coletadas dos 26 corpos dos suspeitos de assalto a banco mortos em Varginha serão inseridas no banco nacional de perfis genéticos. A partir disso, poderá ser apontada a eventual participação deles em outros crimes.

Entenda o caso

Uma operação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) resultou na morte de 25 suspeitos de pertencerem a uma quadrilha roubos a bancos em Varginha. De acordo com a PM, os suspeitos seriam especialistas neste tipo de crime. Um vídeo divulgado pela PM mostra o armamento “de guerra” que foi apreendido com a quadrilha.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os confrontos com os homens ocorreram em duas abordagens diferentes. Na primeira, os suspeitos atacaram as equipes da PRF e da PM, sendo que 18 criminosos morreram no local.

A Polícia Militar confirmou que os homens mortos têm relação com crimes cometidos contra instituições financeiras em Uberaba (MG), Araçatuba (SP) e Criciúma (SC). Conforme a PM, a quadrilha se preparava para atacar um centro de distribuição de valores do Banco do Brasil em Varginha.

g1

Nenhum comentário: