04/11/2021

OPERAÇÃO QUE MATOU 26 BANDIDOS EM VARGINHA É QUESTIONADA PELO 'DIREITOS HUMANOS' E SECRETÁRIO RESPONDE

Direitos Humanos de MG questiona êxito de operação contra membros do ‘Novo Cangaço’ e Secretário de Segurança diz que ação bem sucedida é a que evita crimes

O secretário de Justiça e Segurança Pública de MG, Rogério Greco, respondeu à altura as críticas do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de MG (CONSEDH), Róbson Sávio, em relação à operação policial que resultou na morte de 26 membros de quadrilha de assalto a banco, no final de semana em Varginha, no sul de Minas Gerais.

O presidente do CONSEDH questionou o êxito e a legitimidade da operação, que para ele teria se baseado em uma “suposta estratégia de eliminação de adversários em confrontos” e que não estaria de acordo com o princípio republicano e democrático, com os direitos fundamentais e com a dignidade da pessoa humana.

O secretário de Justiça e Segurança de Minas respondeu em Ofício que “uma ação bem sucedida é aquela na qual é evitada a prática de crimes, sem que qualquer de seus agentes saia ferido ou morto”.

“Nos causa estranheza as colocações trazidas por esse Conselho, diante da realidade deste tipo de criminalidade que está assolando o país, que ficou conhecida como Novo Cangaço, ou Domínio de Cidades”, completou.

O secretário ainda detalhou como ocorreu a operação. “Ao chegarem no local, os policiais foram imediatamente identificados pelo grupo, que deu início aos disparos com suas armas de fogo, tendo sido repelidos pelas forças de segurança, que agiram nos exatos limites da legítima defesa”. Ele ainda listou todo o arsenal bélico apreendido na operação (veja aqui).

Rogério Greco também deixou uma sugestão para os representantes do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos acompanhem próximas operações semelhantes. “Seria de extrema valia, ainda, que os representantes do CONSEDH, numa outra oportunidade, deixando de lado teorias meramente acadêmicas, participassem de uma dessas operações especiais, para entenderem, como observadores, a realidade dos fatos, de forma a testemunharem que esses criminosos optam pelo confronto armado, ao invés de se entregarem à polícia”.

Ele também fez questão de ressaltar que o Estado de Minas Gerias reduziu drasticamente o número de ocorrências dessa natureza, de 252 em 2016, para 5 em 2021 e atribuiu a queda nos números à ação integrada das inteligências de todas as polícias.

Nenhum comentário: