23/11/2021

LULA ESQUECEU DE DIZER QUE ANGELA MERKEL NUNCA PRENDEU OPOSITORES

Lula compara ditador Daniel Ortega a Angela Merkel

Em mais um de seus malabarismos para tentar justificar regimes ditatoriais de esquerda, o ex-presidiário Lula (foto) inovou e comparou o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, à primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.

O petista deve ter “se esquecido” de mencionar as perseguições políticas promovidas por Ortega e as prisões de sete opositores durante uma eleição repleta de irregularidades.

“Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”

A declaração gerou a indignação da entrevistadora, que ponderou com o óbvio.

“Sim. Mas Angela Merkel governou por 16 anos e Felipe González 13 na Espanha e não colocavam nenhum de seus opositores na cadeia.”

A entrevistadora também poderia ter dito que tanto Merkel quanto González chegaram ao poder por vias democráticas legítimas.

Tentando rebater a informação, Lula citou o fato de que também foi preso, como se isso fizesse algum sentido.

“Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Eu era considerado o presidente da República eleito e fui preso. Fiquei 580 dias na cadeia para que Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram para serem presas. Eu não fiz nada.”

A analogia leva a duas opções, de acordo com o raciocínio lógico de Lula: ou as prisões na Nicarágua foram mesmo arbitrárias, assim como teria sido a de Lula (o que não é verdade), ou as prisões na Nicarágua ocorreram porque os opositores de Ortega cometeram crimes (o que não é verdade), como de fato fez Lula. Além disso, o petista não era presidente eleito quando foi preso.

Sobre a repressão dos protestos em Cuba, Lula voltou a culpar o embargo americano.

“Você não vai resolver o problema da democracia de Cuba instigando os opositores do governo a criarem problema com o governo. Você vai conquistar a democracia em Cuba terminando com o bloqueio.”

Esse é o grande democrata que muitos jornalistas querem ver no poder.

O Antagonista

Nenhum comentário: