17/11/2021

GOVERNO DOS EUA JÁ TEM EM MÃOS PEDIDO DE EXTRADIÇÃO DO JORNALISTA ALLAN DOS SANTOS

Pedido de extradição de Allan dos Santos já está com governo dos EUA

O governo dos Estados Unidos (EUA) já recebeu o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou aos EUA na semana passada. Agora, o governo norte-americano vai decidir o que fazer.

A prisão de Allan dos Santos foi decretada por Moraes nas investigações que apuram a existência de uma suposta milícia digital que atuaria contra a democracia e as instituições. Na mesma decisão, ele pede a extradição do jornalista, que mora nos EUA desde que virou alvo de inquéritos no Supremo.

O processo saiu de um departamento do Ministério da Justiça a caminho dos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada, em outubro.

O despacho foi assinado pelo ministro do STF no dia 5 de outubro e logo encaminhado ao DRCI, o órgão do governo que cuida de extradições. No dia 19 de outubro, quando ainda estava sob sigilo, saiu do setor e foi para o Itamaraty, que em seguida o enviou fisicamente por via diplomática para os EUA.

Apenas dois dias depois, em 21 de outubro, quando essa primeira parte do trâmite já havia sido feita, a decisão de Moraes foi divulgada. 

As informações são da Revista Oeste.

Nenhum comentário: