18/11/2021

COVID: A SMS DE NATAL VAI DEIXAR PASSAR O CARNATAL PARA AVALIAR PERMANÊNCIA DE HOSPITAL DE CAMPANHA

Hospital de Campanha pode ser fechado após carnatal

A possível desativação do Hospital de Campanha, localizado na Via Costeira, deve ser discutida após o Carnatal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o local já cumpriu seu papel e seus leitos críticos para covid-19 estão desocupados. No inicio deste mês, o fechamento do local foi apontado por servidores do HC em redes sociais, mas a informação foi desmentida pela SMS. A unidade foi inaugurada em maio de 2020 para atender casos moderados e graves de covid-19.

De acordo com a SMS, uma ala covid com 10 leitos de UTI e 15 de enfermaria foi montada no Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas. Atualmente, todos os pacientes covid estão internados na unidade das Rocas. São 6 leitos ocupados, sendo 2 de UTI e 4 de enfermaria.

“No momento, o Hospital de Campanha funciona com leitos clínicos. Neste final de semana, foi feita a remoção de 20 pacientes ortopédicos para o HC. Vamos continuar observando o cenário do coronavírus. Por ser um grande evento, temos a precaução de observar como serão os 15 dias pós Carnatal para tomarmos uma decisão”, informa a Secretaria.

Além disso, os drives de vacinação localizados no SESI e Palácio dos Esportes foram desativados a partir desta segunda-feira (15). A Secretaria Municipal de Saúde foca seus esforços nos pontos vacinais do Via Direta e Ginásio Nélio Dias, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com os imunizantes para primeira, segunda ou terceira dose, disponíveis em qualquer ponto de aplicação, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Nesta terça-feira (16), a atualização do boletim epidemiológico divulgado pelo LAIS/UFRN aponta 101.412 casos confirmados de covid-19 na cidade de Natal. Os dados foram contabilizados desde 27 de fevereiro de 2020, época de início da pandemia, e contam com 2.717 óbitos, que correspondem aproximadamente a 2,7% dos casos. Ao todo, 59% dos natalenses estão totalmente vacinados e 75.103 pessoas estão em atraso com a segunda dose na capital, segundo dados do RN+ Vacina.

“Reforçamos que a vacinação é imprescindível no combate à propagação do vírus. Hoje temos mais de 70 mil pessoas que não completaram o esquema vacinal com a D2, a população precisa fazer a sua parte”, alerta George Antunes, secretário de saúde de Natal.

Sobre a vacinação de reforço, o intervalo necessário para a terceira dose foi diminuído. Pessoas com 60 anos e mais, estando há cinco meses com o esquema vacinal completo, já podem receber a dose de reforço. A programação de vacinação durante o Natal em Natal deve ser divulgada ainda nesta semana e contará com horários estendidos, para melhor atender a população.

Como forma de incentivar a vacinação da segunda dose, oito unidades tiveram seus horários estendidos até às 18h, visto que muitas pessoas que se encontram em atraso com o esquema vacinal tem idade laboral. A lista pode ser encontrada no site da Prefeitura.

A SMS informa que o atendimento a pacientes com sintomas de covid-19 pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde há uma sala de priorização para esses casos, que não precisam ser agendados. A estratégia foi adotada no início da pandemia e será mantida pela Prefeitura.

Mais de 40 UBS realizam a testagem rápida e algumas unidades referenciadas contam com exames de swab. Os atendimentos são conduzidos da mesma forma dos antigos Centro Covid. Ao chegar no local, o paciente passa por uma triagem e consulta médica, após esse momento o médico define se há necessidade de exame e como será o tratamento.

TN

Nenhum comentário: