16/11/2021

AVANÇO DO STF CONTRA O CONGRESSO VAI SER AFRONTADO POR LIRA (CÂMARA) E PACHECO (SENADO)

Lira e Pacheco se reúnem para fazer decreto contra avanço do STF ao congresso e vão à Portugal conversar com Gilmar Mendes

A cúpula do Congresso Nacional está se preparando para afrontar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que por 8 votos a 2 suspendeu a execução do Orçamento do secreto e determinou transparência ao que já foi executado.

Segundo fontes muito próximas ao presidente da Câmara, Arthur Lira, ele já está tendo conversas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para fazer um projeto de decreto legislativo permitindo a execução do Orçamento das emendas, mas dando transparência antes de o dinheiro ser enviado.

Seria uma forma de se insurgir a decisão do Supremo, mas ao mesmo tempo dizer que o legislativo não está fazendo nada de errado. Pacheco e Lira estão em Portugal para prestigiar evento jurídico do ministro supremo Gilmar Mendes.

A ida a Portugal parece ser estratégica e deve contar com o apoio de alguns ministros da própria corte que não querem essa guerra com o legislativo já que vivem um embate com o Executivo, degladiar com todos os poderes pode enfraquecer a corte.

Nenhum comentário: