06/10/2021

HOMEM SENTE DOR NO CORAÇÃO, VAI AO HOSPITAL E MÉDICOS ENCONTRAM CIMENTO DENTRO DO CORAÇÃO

Médicos encontram pedaço de cimento em coração de homem

Um pedaço de cimento de 10,1 centímetros de comprimento foi encontrado no coração de um homem de 56 anos que buscou o hospital após sentir fortes dores no peito e dificuldades para respirar. O caso impressionou os médicos e foi publicado no The New England Journal of Medicine no último sábado (2).

O texto conta que o homem chegou ao pronto-socorro com as dores que já duravam dois dias. Após radiografia e tomografia computadorizada do torax, os médicos identificaram um corpo estranho dentro do tecido do coração.

O paciente foi submetido a uma cirurgia cardiotorácica de emergência, e, durante o procedimento, foi constatado que o pedaço de cimento perfurava o átrio direito do coração e do pulmão do paciente. Além disso, o cimento também havia provocado uma embolia, que ocorre quando um corpo estranho impede a passagem de sangue nos vasos sanguíneos.

Apesar de excêntrica, a história possui explicação médica.

– Uma semana antes da entrada no hospital, o homem havia se submetido a uma cifoplastia L5 (método de reposicionamento de ossos após uma fratura ou uma lesão crônica, como a osteoporose) em que foi usado cimento médico ósseo. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar – explicam o bacharel em Medicina Gabe Weininger e o pós-doutor em Medicina John A. Elefteriades, ambos da Faculdade de Medicina de Yale.

O pedaço de cimento foi removido com sucesso, e o coração do homem foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, após um mês do procedimento, já “estava quase recuperado”.


pleno.news

Nenhum comentário: