22/10/2021

EU, HEIN!: ESPECIALISTAS DIZEM QUE MESMO COM AUMENTO DE CASOS DE COVID NO RN A SITUAÇÃO É CONFORTÁVEL

Casos de covid aumentam no RN, mas situação é confortável

O Rio Grande do Norte registrou aumento no número de casos de covid-19 na primeira quinzena de outubro em comparação ao igual período de setembro último. Foram 1.124 casos da doença nos primeiros 15 dias deste mês, ante 1.072 confirmações contabilizadas de 1º a 15 de setembro, um crescimento de 4,85%. Os óbitos reduziram no mesmo período: foram 28 em setembro e 19 em outubro. Os dados são da ferramenta “Coronavírus RN”, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Especialistas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE afirmam que é preciso continuar investindo em vacinação e avaliam que o momento é considerado confortável, apesar dos dados recentes – no começo da semana, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) apontou piora no cenário epidemiológico de 31 municípios potiguares, que tiveram queda nos índices de indicador composto. O estudo reúne fatores como ocupação de leitos, casos ativos da doença e óbitos.

Dos 31 municípios com piora, 22 saíram do score 1 para 2; outros oito passaram da pontuação 2 para 3; e um saiu do score 3 para 4. O estudo confere ao municípios pontuações que variam de 1 a 5 (da mais confortável à mais crítica, respectivamente). O Estado não tem municípios com pontuação 5, de acordo com o indicador.

A média móvel de pedidos por leitos também aumentou. Em 13 de setembro, a procura era de 16 pedidos diários. Na terça-feira (19), a média chegou a 26, conforme boletins da Sesap. Ainda na terça, o RN registrou 107 casos da doença. É a primeira vez em pelo menos dois meses que o Estado supera a marca das 100 confirmações no intervalo de um dia.


Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: