24/10/2021

AVANÇAM PARA O BRASIL TEMPORAIS QUE CAUSARAM DANOS NO PARAGUAI

Temporais provocam danos no Paraguai e avançam para Brasil

Este sábado (23) foi marcado por temporais violentos em diversas regiões do Paraguai, com vendavais intensos e quedas de grandes pedras de granizo. A meteorologia alerta que o Brasil também pode ser afetado ao avançar da linha de tempestades para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Segundo a Metsul, há risco de temporais muito severos neste domingo (24) na primeira metade do dia, causados por um centro de baixa pressão térmica e avanço de uma frente fria.

– O grande risco de tempo severo neste domingo é nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná na primeira metade do dia e o interior de São Paulo, não se descartando que os temporais alcancem até o Sul de Goiás e o Triângulo Mineiro. Em São Paulo, o Oeste paulista será a área de maior perigo de tempestades fortes.

Ainda de acordo com o Metsul, a maior preocupação é com o estado do Mato Grosso do Sul, “que deve enfrentar condições muito perigosas de tempo severo”, “com alto potencial destrutivo por vento e granizo”, com risco até mesmo de “tornado isolado”.

Neste sábado, a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, sofreu danos de um temporal acompanhado de ventos de 98,8 km/h, que provocou queda de árvores e falta de luz.

No Paraguai as cenas registradas impressionam. Uma nuvem funil que não chegou a tocar a terra foi gravada em vídeo no departamento de Alto Paraná. Em Arroyo Guazú, também no Paraguai, o dia tornou-se noite devido às nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Nenhum comentário: