04/10/2021

ATLETAS TRANS LEVAM VANTAGEM EM ESPORTES FEMININOS - APONTA ESTUDOS

Relatório aponta vantagem de trans em esportes femininos

A ex-jogaora de vôlei Ana Paula Hankel, conhecida por defender que atletas transexuais não devem competir nos esportes femininos devido às diferenças fisiológicas, publicou em suas redes sociais um estudo que mostra a vantagem das atletas transexuais sobre as atletas nascidas mulheres.

Por meio da Rede Social Twitter, a jogadora aborda conclusão da pesquisa realizada no Reino Unido. “E para a surpresa de ninguém… ‘Relatório de um estudo no Reino Unido sobre a participação de transexuais no esporte determinou que os homens que se identificam como mulheres mantêm vantagens fisiológicas mesmo que suprimam os níveis de testosterona'”, escreveu.

Conforme o relatório, ao contrário do principal argumento usado por atletas trans, a redução da testosterona a níveis encontrados no corpo de mulheres biologicamente nascidas não é suficiente para tornar a competição igualitária.

“Evidências de longo prazo indicam que homens têm diversas vantagens físicas em esportes se comparado a mulheres, e isto é reconhecido pela lei. A pesquisa em questão aponta que a supressão da testosterona não acaba com esta vantagem física sobre as mulheres e, portanto, não é garantia de uma competição justa e/ou segura”, conclui a pesquisa.

O estudo ainda indica que esta falha seja resolvida com a criação de uma categoria sem gênero nos esportes, que abrigará atletas trans e que não se identificam com o gênero sob o qual nasceu.

O relatório foi feito com base em dados dos últimos 18 meses, e levou em consideração dados obtidos com 175 organizações relacionadas ao tema, além de 300 ouvir cerca de 300 pessoas aptas a tratar do assunto.

Pleno News.

Nenhum comentário: