19/09/2021

SÉRIE D: PARA GARANTIR VAGA ABC ESPERA EFEITO FRASQUEIRÃO

ABC espera efeito Frasqueirão para garantir vaga

O ABC volta a campo hoje para decidir o seu futuro dentro da Série D, contra o Retrô. As equipes estão em igualdade de condições e, quem vencer, no tempo normal ou na cobrança de pênaltis, prosseguirá na luta pelo acesso para Série C do próximo ano. Com um cartel excelente atuando no Frasqueirão, onde tem 85,7% de aproveitamento, fruto de seis vitórias e uma derrota em sete jogos, o treinador Moacir Júnior aposta justamente nessa força para conquistar a classificação. A partida tem o início previsto para às 16 horas. Quem passar da segunda fase, enfrenta o classificado do confronto entre Penarol-AM e 4 de Julho-PI.

Os atletas se mostram confiantes na conquista de um bom resultado, mas sabem que não terão nenhum pato morto pela frente. No primeiro encontro entre os dois clubes deu para perceber que os pernambucanos possuem um grupo de bom nível técnico e muito bem entrosado, por isso, o goleiro Welligton alerta para a necessidade de ter muita concentração na partida.

"Devemos ter muita atenção. O Retrô tem um time muito organizado e será aquele jogo de detalhe. Temos o mando de campo, estamos com um excelente aproveitamento dentro de casa e necessitamos ter muita atenção. O restante é a gente procurar se impor dentro de campo para conseguir o resultado que nos favoreça e a classificação", disse.

Moacir Júnior sabe que devido às questões de tradição, a pressão maior pela classificação estará sob os ombros dos atletas abecedistas. O comandante alvinegro saiu bastante otimista do confronto inicial e acredita que se portando como fez principalmente no segundo tempo do jogo na Arena Pernambuco, as chances de passar de fase serão grandes.

“Tivemos um bom desempenho na segunda etapa, quando o Retrô fez praticamente duas linhas de cinco para sufocar o ABC, mas acabou deixando espaços para as nossas investidas. Criamos várias oportunidades de abrir o placar e até ampliar a diferença, perdemos um pênalti, mas Negueba voltou bem e provou que é um jogador de decisão marcando o nosso gol. No fim houve aquele problema com a arbitragem marcando um pênalti que os atletas dizem não ter existido e ocorreu o empate. Mas acho que se o ABC mostrar aqui o que fez na segunda etapa no Recife, já será suficiente para vencer”, ressaltou o treinador.

A questão que está sendo analisada, é o tipo de comportamento que o Retrô terá na partida de volta, eles estão com o treinador novo, sabem que a manutenção do empate vai levar a decisão da vaga para cobrança de pênaltis, onde a grandeza das equipes passam a se equivaler e não devem arriscar um jogo tão ofensivo, optando por tentar explorar os erros cometidos pelo potiguares. Por isso que os atletas estão batendo bastante na tecla da necessidade de uma concentração extrema, justamente na busca de minimizar a possibilidade de erros de passes, que podem resultar em oportunidades ao adversário.

"Estamos trabalhando forte e com a expectativa boa para corresponder bem na partida contra o Retrô. O entrosamento está muito bom com os meus novos companheiros, o pessoal me abraçou e de minha parte falta apenas um pouco mais de ritmo de jogo. Acredito que para esse segundo encontro devemos corrigir apenas as nossas finalizações, já que conseguimos construir bastante no Recife, onde na minha visão poderíamos ter deixado a partida com dois gols de vantagem, no mínimo, mas acabamos pecando no arremate final. Acho que a proposta do time deles será diferente no Frasqueirão e eles não vão atuar daquela mesma forma aqui em Natal. Caberá ao ABC propor o jogo aqui, já que lá eles tentaram, mas conseguimos dar uma boa resposta", disse o experiente meio-campista Alan Dias.

A dúvida agora está na formação da equipe, com a ausência de Claudinho, que sofreu uma lesão na panturrilha, e o bom retorno de Negueba, Moacir Júnior terá de definir se manterá o artilheiro abecedista no banco, devido a ele não ter atingido as equivalências físicas ideais, por ter ficado um longo período realizando tratamento para superar uma lesão muscular, ou se vai repetir a formação com dois meias de armação, no caso, Alan Dias e Marcos Antônio, o plano B da formação que foi obrigado a lançar no primeiro jogo. No início dos trabalhos, Negueba deu apenas voltas em torno do gramado, enquanto os demais atletas trabalharam fisicamente.

Seja qual for a escolha do treinador, o importante é que Negueba estará pronto para ajudar o clube na fase decisiva e, agora, mais motivado ainda por ter tido a oportunidade de marcar um gol importante na volta ao time.

“Fomos prejudicados pela arbitragem na primeira partida, mas acredito que no Frasqueirão o ABC terá toda condição de resolver essa questão da classificação. Temos todo respeito aos nossos adversário, mas atuando dentro de casa o ABC é um gigante e os nossos números estão demonstrando isso”, ressaltou Negueba.

Se apenas nas partidas pelo Brasileirão o aproveitamento da equipe em seu estádio é de 85,7%, nos números gerais dentro da temporada de 2021, quando iniciou com muita dificuldade de ultrapassar os adversários atuando no Frasqueirão, a chegada de Moacir Júnior ao comando técnico da equipe no final do primeiro turno do Campeonato Potiguar, corrigiu essa deficiência que poderia atrapalhar o clube no objetivo de lutar pelo acesso.

Hoje os números gerais das partidas disputadas como mandante pelo Alvinegro mostram o seguinte: Jogos: 48, Vitórias: 21, Empates: 14 e Derrotas: 13. Nos 83 confrontos, onde foram colocados em jogo 249 pontos, o clube potiguar conquistou 158. Performance que garante ao clube um aproveitamento de 63,4% apenas em 2021.

Prováveis escalações:

ABC:
Welligton, Netinho, Alisson Cassiano, Suéliton e Felipinho; Felipe Manoel, Valderrama, Allan Dias e Marcos Antônio (Negueba); Gustavo Henrique e Wallyson. Técnico: Moacir Júnior.

Retrô:
Jean; José Augusto, Diego, Carlos Alexandre e Guilherme; Romarinho, Lucas Gonçalves, Janderson e Gustavo; Thallyson e Maycon Félix. Técnico: Milton Mendes.

TN

Nenhum comentário: