01/09/2021

EQUIPAMENTOS QUE MAIS CONSOMEM ENERGIA - DICAS PARA REDUZIR DESPESAS

Veja quais são 8 equipamentos que mais consomem energia nas casas e dicas para reduzir despesas

A taxa de energia elétrica está mais cara a partir de setembro, devido à escassez hídrica. A taxa adicional custará R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) e vigora a partir desta quarta-feira (1º) até 30 de abril de 2022. A nova bandeira tarifária, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai gerar um aumento de 6,78%, em média, na conta de luz. Para evitar que as contas fiquem ainda mais comprometidas, a TN reproduz algumas dicas da Aneel para reduzir o consumo dentro dos domicílios.

Alguns equipamentos utilizados nos domicílios de maneira indiscriminada, mesmo que consumam pouco, podem significar um gasto importante no fim do mês. Uma TV, por exemplo, resulta em consumo de aproximadamente 30,45KW/h por mês em uma residência que faz o uso do equipamento por cinco horas diárias. Por outro lado, equipamentos que são utilizados por menos tempo, mas têm um consumo mais alto, podem comprometer o orçamento familiar. É o caso do ar-condicionado, que é o carro-chefe dos gastos com energia em boa parte das residências brasileiras, consumindo em média 193,76KW/h por mês, com uso de oito horas diárias.

Abaixo, veja alguns dos itens que mais consomem energia nas residências brasileiras e dicas para evitar gastos excessivos:

1. Ar-condicionado

Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado. O modelo também tem relação direta com o consumo de energia.

Se usado por 8 horas em 30 dias, um ar-condicionado de 12 mil BTU/h consome aproximadamente 193,76KW/h por mês. Caso seja um aparelho de 30 mil BTU/h, o consumo pode ser de 679,20KW/h. Então, uma das formas de reduzir o consumo de energia com o uso de ar-condicionado é buscar um aparelho adequado ao tamanho do cômodo. Além disso, mantenha os filtros limpos, regule adequadamente a temperatura, mantenha janelas e portas fechadas durante o uso e desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.

2. Chuveiro elétrico

Outro aparelho bastante utilizado e que pode ser um vilão da conta de luz é o chuveiro elétrico. Seu consumo mensal pode chegar a 88kHW com uso diário de 32 minutos. Para reduzir seu impacto na conta, busque por um com menor potência. Além disso, evite banhos demorados, feche a torneira enquanto se ensaboa, ajuste a temperatura para a posição "Verão" sempre que possível (no "inverno", o consumo é 30% maior). Dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Não reaproveite resistências queimadas. Isso provoca aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança.

3. Geladeira

Entre os aparelhos que mais consomem energia, está também a geladeira. Um modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20kHw, mas o mais comum, que é de duas portas e com sistema frost free, consome 56,88kHw por mês.

Uma das dicas para reduzir o consumo de energia com esse equipamento que inevitavelmente tem que ficar ligado 24 horas por dia é mantê-lo sempre longe do fogão, já que o gasto para mater a temperatura em ambientes mais quentes é maior. É importante também não abrir a porta da geladeira com frequência, sendo preferível retirar todos os ingredientes do aparelho de uma só vez quando for cozinhar, por exemplo. Também é importante que a geladeira não seja usada para secar roupas na parte de trás, mantenha a revisão das borrachas de vedação em dia, limpe a geladeira com frequência, regule o termostato adequadamente de acordo com a estação do ano.

4. TV

Um dos eletrodomésticos mais utilizados, a TV não tem um consumo tão alto. Porém, o problema é o tempo contínuo de utilização. Para se ter uma ideia, se o equipamento for utilizado por cinco horas diárias, o consumo mensal será de 30,45KW/h.

Por isso, não deixe a TV ligada sem necessidade e busque equipamentos de LED, que têm consumo menor. Não durma com a TV ligada e utilize o recurso de programação “timer”, quando estiver perto de adormecer. Fique alerta quando usar o modo “stand by”, pois alguns equipamentos, como a TV e receptor de TV a cabo/satélite consomem energia mesmo quando estão desligados. Se não estiver usando recursos de programação, desligue-os da tomada.

5. Ventilador

É melhor do que utilizar o ar-condicionado (quando possível), mas também é preciso que se tenha atenção ao consumo por tempo contínuo. Mesmo com um consumo bem mais baixo do que outros eletrodomésticos, o ventilador é utilizado, em média, 8h por dia nas residências, o que resulta em consumo de 17,52KW/h por mês, em média. A principal dica é dar preferência ao vento natural, abrindo as janelas sempre que possível. Além disso, só utilizar o equipamento enquanto houver pessoas no cômodo.

6. Computador

Outro equipamento que tem consumo relativamente baixo, mas o uso durante longas horas faz com que a conta ao fim do mês seja salgada. Por isso, para evitar o consumo médio de 15,12KW/h por mês, dê preferência a notebooks, que consomem menos energia e, ao estarem carregados, podem ficar longe das tomadas. Sempre que possível, após 20 minutos sem usá-lo, coloque-o para "hibernar". Sempre desligue o computador da tomada quando não estiver usando.

7. Ferro elétrico

Aqui, um dos grandes vilões no consumo de energia. Se for usado durante uma hora por dia, serão gastos 7,2KW/h por mês somente com esse equipamento. Para economizar, junte a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma só vez e use a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Sempre desligue o ferro quando interromper o serviço e passe roupas leves com o aparelho desligado, já que o calor do ferro pode ser aproveitado. Sempre avalie a necessidade de passar algumas peças e dê preferência a roupas com tecidos que não precisem ser passados. Escolha o ferro de menor potência.

8. Lavadora de roupas

Assim como no caso do ferro elétrico, procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez. Usando o equipamento uma hora por dia, o consumo será de 1,76KW/h por mês. Por isso, para economizar, utilize a dosagem de sabão adequada para cada quantidade de roupa, mantenha o filtro da máquina sempre limpo para que você não tenha que repetir a operação "enxaguar" e sempre utilize o ciclo mais adequado para as lavagens.

TN

Nenhum comentário: