01/09/2021

AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RN ENVOLVIDOS EM CONTRABANDO DE CIGARROS

Operação aponta envolvimento de agentes de segurança pública em contrabando de cigarros no RN

Uma investigação da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar do estado apontou que agentes de segurança pública estão envolvidos no contrabando de cigarros no Rio Grande do Norte. A operação Quinta Coluna foi deflagrada nesta quarta-feira (1°). A ação visa desarticular suposta organização criminosa composta por servidores públicos e particulares, especializada no contrabando – via modal marítimo, de cigarros estrangeiros para o RN e que utilizava a região salineira como área de atuação.

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do RN, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Guamaré.

As investigações tiveram início no final do ano de 2020 e se intensificaram a partir da análise dos materiais apreendidos na “Operação Níquel”, deflagrada pela PF em 14 de janeiro daquele ano. Na ocasião, foram identificados outros agentes de segurança pública envolvidos com o grupo criminoso que contrabandeava, transportava, armazenava e comercializava o produto ilícito no Brasil.

Daí em diante, o desembarque, transporte e armazenamento dos cigarros estrangeiros era feito com a “escolta” dos agentes de segurança envolvidos, inclusive com o repasse de informações sigilosas sobre ações de fiscalização para membros da organização criminosa.

Os indiciados serão ouvidos na sede da Polícia Federal em Natal e na Delegacia de Mossoró, e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa e contrabando, dentre outros em apuração.

Nenhum comentário: