17/08/2021

RELAÇÃO DA CHINA COM O TALEBÃ VAI BEM OBRIGADO

China é 1ª a sinalizar reconhecimento e quer "relação amistosa" com Talebã

A China é a primeira potência a sinalizar um reconhecimento da tomada de poder pelo Taleban no Afeganistão. A informação é do colunista Jamil Chade. 

O governo de Pequim anunciou hoje que está disposto a manter "relações amistosas" com o grupo que tomou Cabul ontem. Isso, porém, em troca de um compromisso do grupo radical de que não irá apoiar minorias muçulmanas em território chinês.

Num pronunciamento, a China deixou claro que não pretende questionar a formação de uma nova administração. O governo russo, que assim como os chineses, não fechou sua embaixada em Cabul. Mas indicou que iria tomar uma decisão sobre um eventual reconhecimento com base na "conduta" do Talebã.

No caso chinês, o envolvimento na região é considerado como estratégico como forma de ampliar sua influência na Ásia. Entre diplomatas estrangeiros, a queda de Cabul, portanto, não é apenas um fracasso das ambições americanas no Afeganistão, mas um golpe contra a presença ocidental na Ásia.

Em julho, uma delegação do Talebã visitou a China e se reuniu com o chefe da diplomacia do país, Wang Yi. Já naquele momento, o grupo extremista declarou que considerava as autoridades chinesas como "amigas" e que o foco era o de começar um diálogo sobre investimentos de Pequim no Afeganistão.

Nenhum comentário: