21/08/2021

PARA BARRAR ENTRADA DE REFUGIADOS AFEGÃOS, GRÉCIA CONSTROI MURO DE 40 KM

Grécia constrói muro de 40 km para barrar entrada de refugiados afegãos

"Não podemos esperar, passivamente, pelo possível impacto", disse o ministro da proteção ao cidadão da Grécia, Michalis Chrisochoidis, em visita à região de Evros na sexta-feira (20/8). "Nossas fronteiras permanecerão invioláveis", afirmou.

Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que um aumento acentuado no número de refugiados que deixam o Afeganistão pode representar "um sério desafio para todos".

"Uma nova onda de migração é inevitável se as medidas necessárias não forem tomadas no Afeganistão e no Irã", disse Erdogan.

A rápida tomada do Afeganistão pelo Talebã deixou alguns cidadãos temerosos por suas vidas e os levou a tentar fugir do país, muitas vezes a qualquer custo.

A Grécia, que estava na linha de frente da crise migratória em 2015, quando mais de um milhão de pessoas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio cruzaram a fronteira da Turquia para a União Europeia, disse que pode mandar de volta quaisquer afegãos que chegarem ilegalmente ao país.

Dos que chegaram à Grécia durante a crise migratória, muitos viajaram mais para o norte pela Europa, mas cerca de 60 mil permaneceram no país.

No ano passado, Atenas bloqueou temporariamente novos pedidos de asilo depois que Erdogan disse que a Turquia "abriu as portas" para migrantes viajarem para a União Europeia.

Mitsotakis disse, na época, que a Grécia havia aumentado "o nível de dissuasão em nossas fronteiras ao máximo", com pessoal de segurança destacado para a fronteira terrestre de Evros.

epocanegocios

Nenhum comentário: