14/08/2021

'ACEITAMOS XERECARD' E 'PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL' - APÓS COLOCAR LETREIRO EM ÔNIBUS MOTORISTA É DEMITIDO

Funcionário é demitido por colocar “Aceitamos xerecard” e “O Palmeiras não tem Mundial” em letreiro de ônibus

Um ônibus usado no transporte público de Campinas, São Paulo, foi flagrado em circulação exibindo as mensagens “O Palmeiras não tem Mundial”, “Nave monstro” e “Aceitamos xerecard”. Segundo a Emdec, empresa responsável por fiscalizar o trânsito na cidade, o fato ocorreu na linha 1.92 (Vila Diva) quando o veículo estava fora de operação e era conduzido até garagem da cooperativa Cooperatas.

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (13), a empresa diz que a constatação sobre as mensagens ofensiva às mulheres e de provocação ao clube paulista foi feita pela Cooperatas, que demitiu o funcionário. A Emdec diz que foi comunicada na quinta-feira sobre a irregularidade e, com isso, tomou as providências na sequência.

A empresa destaca que convocou representantes da cooperativa para cobrar mais explicações nesta sexta e reforçar que a irregularidade coloca o permissionário sujeito a multas e sanções.

“Importante ressaltar que as mensagens nos letreiros da frota do transporte público coletivo são definidas por Ordem de Serviço para a operação no sistema, trazendo, prioritariamente, o número e o nome do itinerário. Exceções são feitas apenas em datas comemorativas, quando são autorizadas mensagens como “Feliz Dia dos Pais”, “Feliz Dia das Mães”, “Feliz Natal” e “Feliz Ano Novo”. Também, durante este período de pandemia, os letreiros estão sendo utilizados para divulgar mensagens educativas como o uso da máscara e do álcool em gel, em razão do tema ser de interesse público e de saúde coletiva. Mas com a devida autorização”, diz nota da Emdec ao mencionar que o aval é concedido por ela e a Secretaria de Transportes.

O presidente da Cooperatas, Walter Rocha, lamentou a atitude do funcionário do permissionário e destacou que novas orientações foram feitas para todos os proprietários desde que a irregularidade foi comunicada, com objetivo de destacar a necessidade de seguir a ordem de serviço.

Além disso, ele destacou que a cooperativa atua com respeito às mulheres, integra oficialmente o sistema de transporte desde 2005, e que discutirá com a Emdec a possibilidade de colocar acesso ao conteúdo do letreiro sob exclusiva responsabilidade da Cooperatas, em vez dos permissionários.

G1

Nenhum comentário: