11/07/2021

VOLTA AOS ESTÁDIOS: BRASILEIROS NA EUROPA RELEMBRAM BOSNS TEMPOS

Brasileiros na Europa relembram bons tempos na volta a um estádio

As partidas de futebol que acontecem no Brasil ainda não podem contar com a presença de público nos estádio devido a restrições adotadas para conter a disseminação da covid-19 no país. Contudo, brasileiros que vivem em outros países já estão podendo voltar a ter experiências futebolísticas com a torcida nas arenas.

Matheus e Renan, ambos naturais da Paraíba e torcedores do Botafogo-PB e do Treze-PB, respectivamente, foram dois desses apaixonados por futebol que tiveram a oportunidade de voltar a acompanhar jogos nas arquibancadas.

Eles assitiram a partidas da Eurocopa 2020. Esse foi o primeiro dos grandes torneios internacionais de futebol a permitir a volta da torcida aos estádios em 100% dos jogos, mesmo com cada uma das 11 sedes tendo de operar com diferentes capacidades de público.

A Hungria, por exemplo, foi o único país que liberou a capacidade total para as partidas que aconteceram no país, todas elas realizadas na Puskás Arena, localizada em Budapeste. Por coincidência, os dois brasileiros residem no país e conseguiram comparecer em jogos com o estádio lotado.

Protocolos para entrar no estádio

Mesmo com 100% do público liberado para acompanhar as partidas na arena local, a Hungria também seguiu os protocolos da UEFA para que os torcedores pudessem entrar no estádio. Todos eles precisaram apresentar um teste PCR negativo, um comprovante de que a pessoa já tinha sido infectada pela covid, ou uma carteira com certificado de vacinação em uma das fan zones espalhadas por Budapeste.

“Depois disso, eles dão às pessoas uma pulseira que deve ser mostrada no momento que você estiver entrando no estádio. Nesse período de pandemia, ela serviu praticamente como um ingresso para os torcedores”, diz Matheus. Como já tinha tomado as duas doses da vacina, ele não teve problemas.

r7

Nenhum comentário: