14/07/2021

PROCESSO CONTRA DEPUTADOS BARROS E LUIZ MIRANDA É ABERTO NO CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA

Conselho de Ética abre processo contra Barros e Luis Miranda

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta terça-feira (13), processos por quebra de decoro parlamentar contra os deputados federais Ricardo Barros (Progressistas-PR) e Luis Miranda (DEM-DF). Miranda foi quem denunciou um suposto esquema de corrupção no Ministério da Saúde para compra da vacina indiana Covaxin.

Em depoimento à CPI, Miranda disse que, ao revelar as irregularidades para o presidente Jair Bolsonaro, em reunião no dia 20 de março, ele atribuiu tudo a um “rolo” de Ricardo Barros. O colegiado responsável por apurar a conduta dos parlamentares instaurou os processos com base em representações de partidos, que mencionaram a CPI da Covid.

– Ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados cabe, em virtude dos fatos documentados, juntados nesta representação, que evidenciam a prática de ato incompatível com o decoro parlamentar, preservar a dignidade dos mandatos eletivos – diz representação contra Barros assinada por deputados do PSOL, Rede e PDT.

O documento menciona a relação de Barros com o empresário Francisco Maximiano, dono da Global e da Precisa Medicamentos, intermediária do laboratório indiano Bharat Biotech nas negociações para a compra da Covaxin. Barros foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer.

– Recebo com tranquilidade a representação no Conselho de Ética. É mais um movimento político para tentar desgastar o governo. As acusações não se sustentam, como já demonstrei, e provarei isso no Conselho de Ética e na CPI da Pandemia. Não tenho nada a temer – escreveu o parlamentar do Progressistas.

AE

Nenhum comentário: