01/07/2021

MILHARES DE CHINESES SE REÚNEM PARA COMEMORAR 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA

Partido Comunista da China completa 100 anos e reúne milhares em evento em Pequim

Um evento na Praça Tiananmen, em Pequim, reuniu milhares de pessoas na manhã desta quinta-feira (1°) (noite de quarta em Brasília) para comemorar os 100 anos do Partido Comunista da China— que comanda o país asiático desde 1949.

O misto de parada militar com séries de apresentações musicais ocorreu de frente à foto de Mao Tsé-Tung na Praça Tiananmen, também conhecida como Praça da Paz Celestial. É o mesmo local onde, há 32 anos, o governo chinês reprimiu violentamente uma manifestação de estudantes.

Em seu discurso, o presidente chinês Xi Jinping afirmou que o partido se preocupa com o futuro da humanidade, e quer seguir em frente “com todas as forças progressistas ao redor do mundo” nos reinos do desenvolvimento global e para preservar a ordem global e a paz.

“Vamos trabalhar para construir um novo tipo de relações internacionais... e promover o desenvolvimento de alta qualidade da iniciativa de faixas e estradas... e fornecer ao mundo novas oportunidades”, afirmou o líder chinês.

O evento ocorre em um momento de renovação das hostilidades políticas entre Pequim e Washington, principalmente com as disputas sobre Taiwan e um recente relatório dos EUA que apontou a possibilidade de a pandemia do coronavírus ter começado por um acidente em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan.

Ainda com a pandemia em andamento, alguns dos participantes usavam máscaras. Números oficiais mostram a Covid-19 sob controle na China, país que aplicou mais de 1 bilhão de doses de vacinas. A média móvel de novos casos de coronavírus entre os chineses flutua na baixíssima casa dos 25 diagnósticos por dia.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: