19/07/2021

COVID: SOBE PARA 74 OS CASOS DA VARIANTE DELTA NO RIO DE JANEIRO

Covid: Casos da variante Delta no Rio de Janeiro sobem para 74

O estado do Rio de Janeiro já registra ao menos 74 casos de Covid-19 provocados pela variante Delta. Na capital, o total de infectados pela cepa saltou de sete, na sexta-feira, para 23 no sábado (17). O Paraná também confirmou o nono infectado por essa nova cepa, que é mais transmissível.

– Variante Delta realmente está se instalando no Rio. Recebemos a confirmação de mais 15 resultados positivos do laboratório da UFRJ e um do (laboratório particular) DASA. Com mais sete que tínhamos da Fiocruz, ao todo 23 casos confirmados”, escreveu o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em uma publicação no Twitter.

Na semana passado, Soranz já havia admitido a ocorrência de transmissão local da Delta na cidade. Identificada originalmente na Índia, essa cepa foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação.

Em todo o Estado do Rio, a nova variante já foi confirmada em 12 cidades. Além da capital fluminense, a cepa foi identificada em Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti

O nono caso do Paraná, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, é um homem de 46 anos, que mora em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. No Paraná, também foram identificados casos da Delta em mais quatro cidades. Dois desses pacientes morreram: uma grávida de 42 anos e um homem de 58 anos.

Também já foram confirmados casos da infecção pela Delta em São Paulo, Minas, Pernambuco, Maranhão e Goiás. O último boletim do Ministério da Saúde sobre o avanço da cepa, porém, está defasado e ainda registra 27 casos no País – apenas cinco no Estado do Rio.

AE

Nenhum comentário: