04/07/2021

CONTRATAÇÃO DE COMENTARISTAS CONSERVADORES LEVA JORNALISTAS A FAZER GREVE EM RÁDIO FRANCESA

Jornalistas fazem greve contra contratação de conservadores

Jornalistas e técnicos da rádio francesa Europe 1 fizeram greve de cinco dias em protesto contra a contratação de comentaristas conservadores. O programa, que pertence ao grupo Lagardère, passa por uma formulação editorial após uma mudança no controle acionário da empresa.

Em meio às dívidas, o grupo Lagardère cedeu a maior parte de suas ações ao bilionário francês Vincent Bolloré, que quer explorar um nicho de direita na mídia criando uma “Fox News à francesa”, em referência ao canal conservador de notícias norte-americano.

Entre os comentaristas recrutados estão o jornalista econômico Dimitri Pavlenko e o ensaísta e historiador francês Eric Zemmour. Os grevistas alegam que a chegada dos colegas pode transformar a rádio em uma plataforma de “discursos de ódio”.

A greve terminou no último dia 23, após uma reunião com a administração, quando o presidente da Lagardère, Constance Benqué, se comprometeu a “abrir discussões” sobre uma espécie de cláusula de consciência “que pode permitir que quem queira sair o faça” com indenização, como queriam os grevistas.

Nenhum comentário: