19/07/2021

CEARÁ-MIRIM: ABERTURA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA

Na manhã desta segunda-feira (19), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, aconteceu a abertura do Curso de Capacitação da Patrulha Maria da Penha.

Compromisso assumido pelo Prefeito Júlio César em seu programa de governo, no município de Ceará-Mirim/RN, a Patrulha Maria da Penha é implantada no município, "Precisamos cuidar das mulheres de nossa cidade e ser exemplo para outros municípios, que tenho fé em Deus, também terão o programa implantado. Aqui em Ceará-Mirim, na nossa gestão, criamos uma Secretaria da Mulher que junto a Defesa Social, através de nossa Guarda Municipal será a articuladora das políticas de proteção e acolhimento das vítimas, também determinei as Secretarias de Saúde e Assistência Social que desse todo apoio a rede de identificação, proteção e acolhimento. É um belíssimo projeto que tem a mentoria do Ministério Público, Dra Érica Canuto, com apoio da Procuradoria Geral de Justiça, da Corregedoria, do CAOPCRIM, da Promotoria Local e da Justiça, nas pessoas de Dra Elaine Cardoso, Dra. Iadya Gama, Dr Vinicius Leão, Dra Adriana Lira e o Juiz Dr. Cleudson Vale. Ficamos felizes com a visita em nossa cidade o que muito nos honrou e só reforça a responsabilidade e compromisso com o projeto" disse o Prefeito Julio César em mensagem enviada, já que se fez representar pelo Vice-Prefeito Marcílio Dantas, já que tinha agenda previamente agendada em Brasília/DF.

Na ocasião todos os convidados falaram ressaltando o interesse mútuo em para formação dessa grande rede de identificação, proteção e acolhimento, presente também ao evento a recém empossada Secretaria da Mulher do Estado, a Vereadora Júlia Arruda, que na oportunidade ofereceu todo apoio ao município na execução do projeto.

Para vice-prefeito Marcilio Dantas que representou o prefeito na solenidade, aquele momento foi histórico, pois ali se iniciava o cumprimento do programa de governo registrado nas eleições pelo Prefeito Júlio César, que não mede esforços para a implantação das políticas públicas de cidadania, de Segurança Pública e de direitos humanos com alcance aos cidadãos Cearamirinenses.

Por sua vez a Procuradora Geral de Justiça, Dra Elaine Cardoso, destacou a atuação do Ministério Público e especificamente o papel exercido pela Dra. Érica Canuto no combate à violência contra as mulheres, parabenizando a cidade pela criação de toda a rede.

Malu Coutinho, Secretária Municipal da Mulher, destacou o desafio e colocou que está preparada, convocando a todos para o grande desafio de montagem e funcionamento do programa.

Ainda nos pronunciamentos, o Juiz da 1°vara da cidade, destacou a ação do município e achou de extrema importância, "as vezes chego a despachar 5 medidas protetivas de uma vez só, precisamos estar articulados, para esse enfrentamento".

Ao final a Dra. Érica enalteceu o momento, onde logo após a solenidade, deu início a capacitação que foi assistida por Guardas Municipais, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Psicólogos.

Participaram ainda da solenidade, o Presidente da Câmara Municipal o vereador Caio Cesar, a Vereadora Profª Erineide, os Secretários, Carlos Paiva da Defesa Social, acompanhado do Subsecretário, GM Oziel Júnior, a Secretária da Saúde, Claudia Roberta e o Comandante e Subcomandante da Guarda Municipal, GM Edilson Sobral e GM Rildo Braz, além do sub-tenente da reserva da Polícia Militar, Eduardo Canuto Presidente da ASPRA/RN.



Assecom

Nenhum comentário: