20/06/2021

SELEÇÃO BRASILEIRA: NEYMAR A NOVE GOLS DE IGUALAR MARCA DE PELÉ

Neymar faz gols pela Seleção e fica a nove de igualar a marca de Pelé

Neymar está a nove gols de de igualar Pelé na artilharia do Brasil em jogos oficiais - esses são os números da Fifa, que não considera partidas contra combinados ou clubes. Aos 29 anos, o astro do Paris Saint-Germain tem o caminho aberto para superar o recorde daquele que muitos consideram o melhor jogador da história, que defendeu o Brasil por três décadas e é o único jogador do planeta a ter conquistado três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

"Eu, assim como todos brasileiros, sempre fico feliz quando vejo ele jogar bola. Ele deu mais um passo em direção ao meu recorde de gols pela seleção", escreveu Pelé, em uma postagem no Instagram em que adicionou uma foto na qual é visto abraçando o astro do Paris Saint-Germain.

A foto publicada por Pelé foi tirada quando Neymar ainda jogava no Santos, no aniversário de 100 anos do clube, em 2014. Cria das categorias de base do time da Baixada Santista, o jogador do Paris Saint-Germain foi "apadrinhado" pelo Rei do Futebol quando surgiu.

"E eu estou na torcida para que ele chegue lá, com a mesma alegria que tenho desde que vi ele jogando pela primeira vez", continuou Pelé. "Toda vez que vejo esse menino, ele está sorrindo. É impossível não sorrir de volta. É contagiante".

Neymar ampliou para quatro jogos consecutivos a sua sequência em que marcou gols - e diminuiu para nove a sua diferença de gols em relação a Pelé (77) como o maior artilheiro da história da seleção brasileira.

A história do principal craque do País na atualidade começou quando ele passou a ser jogador da base do Santos no ano de 2003 e desde que chegou nas categorias de base do alvinegro praiano já mostrava que tinha talento com a bola nos pés e por este motivo passou a ser visto como uma “joia”. Ainda nas categorias de base, Neymar conheceu o seu futuro amigo e companheiro de clube na equipe principal, Paulo Henrique Ganso, atualmente joga pelo Fluminense.

Em 2006, Neymar viajou para a Espanha visando fazer um teste no Real Madrid que contava com jogadores como Zinedine Zidane, Ronaldo fenômeno e Robinho na época. O menino de 14 anos foi aprovado nos testes da equipe espanhola. Inclusive, chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.

Percebendo que poderia perder a sua “joia”, a diretoria do Santos resolveu agir e pagou 1 milhão de reais para que ele continuasse na base do clube e se tornasse jogador profissional lá e assim sendo, ele ficou por 6 anos na base do clube até subir para a equipe principal.

A estreia de Neymar no profissional do Santos foi em 07/03/2009, quando ele ainda tinha 17 anos de idade, na partida contra o Oeste, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Na Seleção Brasileira, antes de chegar a Seleção Principal, Neymar também defendeu o seu país nas seleções de base. A primeira vez que vestiu a “amarelinha” foi no ano de 2009, quando defendeu a Seleção na Copa do mundo FIFA sub-17 de 2009, porém, o Brasil caiu no grupo da Seleção que viria a ser a campeã deste torneio (Suíça) e assim sendo, caiu na fase de grupos deste mundial, mas apesar disso, a “joia” santista marcou um gol na partida de estreia contra o Japão, jogo no qual o Brasil venceu o Japão por 3-2. Por outro lado, jogando pelo sub-20, obteve resultados melhores. Neymar fazia parte do elenco campeão do Campeonato sul-americano sub-20 de 2011, resultado que classificou a Seleção brasileira para as Olimpíadas de Londres 2012.

Na primeira partida do Sul-americano sub-20, Neymar marcou os 4 gols da vitória do Brasil sobre o Paraguai pelo placar de 4-2. Ao fim do Sul-americano, foi o artilheiro da competição com 9 gols marcados.

No time principal do Brasil, após a eliminação da Seleção brasileira na Copa de 2010 a palavra de ordem da CBF era “renovação” e com a escolha de Mano Menezes como técnico da Seleção esse processo se iniciou e em 26/07/2010 pela primeira vez na sua carreira, Neymar era convocado para a Seleção Principal.

A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, na Nova Jersey e em 10/08/2010, Neymar começava a construir a sua história pela Seleção brasileira ao marcar o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre a seleção norte-americana, começou aí a perseguição oficial às marcas dos grandes craques da “amarelinha”.

Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira: 

1 - Campeonato Sul-americano sub-20 2011

2 - Superclássico das Américas 2011, 2012,2014 e 2018

3 - Medalha de Prata nas Olimpíadas de Londres 2012

4 - Copa das Confederações de 2013

5 - Medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

Nenhum comentário: