31/05/2021

GESTÃO DE ALBERTO FERNÁNDEZ TEM 72% DE DESAPROVAÇÃO PELOS ARGENTINOS

72% dos argentinos desaprovam gestão de Alberto Fernández

A popularidade do presidente argentino Alberto Fernández sofreu uma grave queda durante a crise econômica e sanitária enfrentada pelo país latino.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de San Andrés, a aprovação do governo Fernández nunca esteve tão baixa.

A pesquisa, divulgada na última quarta-feira (26), indicou que, desde abril de 2020, a popularidade de Fernández vem diminuindo e que atualmente apenas 26% da população argentina aprova sua gestão, contra 72% que desaprova. A maioria dos argentinos (60%) também discorda das medidas de combate à pandemia adotadas pelo governo, enquanto 35% da população concorda com elas.

Os moradores de Buenos Aires e das regiões Centro e Noroeste do país são os que menos desaprovam a gestão do presidente. Também se encaixam no perfil pessoas de 23 a 38 anos e a população mais pobre. Já as classes mais ricas e jovens de 16 a 22 anos se destacam no índice de desaprovação do governo.

O estudo ainda demonstrou que a satisfação geral com o país caiu de 57%, em abril de 2020, para 11%, em maio de 2021, sendo a inflação considerada o principal problema, seguido pela corrupção. O número de pessoas que demonstrou que sua preocupação principal é a pandemia aumentou em 9 pontos percentuais, chegando a 17%.

CRISE ECONÔMICA

Entre março e abril, os preços dos produtos no país subiram 4,1%. Mas, se comparados ao mesmo período do ano anterior, os preços aumentaram em 46,3% (dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina).

pleno.news

Nenhum comentário: