11/05/2021

COVID / OMS: GOVERNOS IGNORARAM ALERTAS E OMS NÃO TINHA PODER PARA FREAR VÍRUS

Covid-19: Auditorias apontam que governos ignoraram alertas e OMS não tinha poder para frear vírus

A OMS (Organização Mundial da Saúde) vai realizar uma reunião, no fim de maio, com ministros de Saúde do mundo todo. Nela, serão apresentados os resultados de auditorias feitas ao longo de quase um ano sobre as respostas oficiais à pandemia do coronavírus, a pior em cem anos.

As análises apontam que "a grande maioria" dos países ignorou os alertas e recomendações internacionais, e acabou impedindo que o vírus da covid-19 fosse controlado. Ao mesmo tempo, a agência mundial da Saúde não tinha os instrumentos necessários, poder ou dinheiro para dar uma resposta rápida à crise.

Entre as medidas que poderiam ter sido tomadas estão o controle de viagens e uma maior pressão sobre a China, para que os dados sobre a doença fossem compartilhados. Em texto publicado hoje, o colunista Jamil Chade detalha as pesquisas. https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/05/11/covid-19-governos-ignoraram-alertas-e-oms-nao-tinha-poder-para-frear-virus.htm?utm_campaign=resumo-do-dia&utm_content=hyperlink-texto&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Nenhum comentário: