18/04/2021

ARTILHEIROS DO MUNDO: BRASIL FORA DO TOP 5 - FALTA CENTROAVANTE NO BRASIL?

Falta centroavante? Brasil não tem representante em top 5 de artilheiros do mundo

Cristiano Ronaldo, Messi, Ibrahimovic, Lewandowski e Luis Suárez. Nacionalidades diferentes, mas em comum uma quantidade incrível de gols e o fato de dominarem a lista dos maiores artilheiros em atividade no mundo. Mas por que o Brasil não tem nenhum jogador figurando nesse top 5? Neste domingo, o Esporte Espetacular analisou os números e debateu o motivo pelo qual o país não produz mais centroavantes de ponta, goleadores natos, para o futebol mundial.

- Quem se aproxima do que eu fazia, do meu jeito de jogar, infelizmente não tem. Eu posso afirmar que existe uma falta de goleadores natos no nosso futebol brasileiro realmente – comentou Romário, que marcou 1.002 gols na carreira, sendo 746 em partidas oficiais.

O primeiro brasileiro que aparece nesse ranking está com 45 anos e ficou sem clube no mês passado: o interminável Magno Alves. O Magnata faz planos de aposentadoria ainda para 2021. Nas contas do jogador, são 454 gols em jogos oficiais, o que o colocaria em sexto lugar dessa lista. Há cinco anos, ele era o terceiro maior artilheiro do mundo em atividade, somente atrás de Cristiano Ronaldo e Messi, respectivamente.

- Se a gente pegar de lá para cá, eu creio que eles estão quase já dobrando, né. Os cabras são uma máquina de fazer gol, né – afirmou Magno Alves.

A seleção brasileira é um retrato dessa falta de referência, na opinião do comentarista Caio Ribeiro. Na última convocação para a disputa das eliminatórias da Copa do mundo, o técnico Tite chamou sete atacantes. Pedro, do Flamengo, era o único centroavante de ofício. Para Caio, o problema está na formação da atual geração.

- Não existe essa figura do nove acima da média. E com a formação dos nossos atletas, eu acho que de um tempo para cá, a gente optou em ter jogadores de mais mobilidade do que aquele nove típico – analisou.

Grande craque brasileiro da geração, Neymar tem 388 gols, somando todos jogos oficiais como profissional. O camisa 10 acumula recordes na Seleção e é a grande esperança de gols do Brasil na atualidade, apesar de não ter as características de um centroavante de origem, como destaca o ex-atacante Romário.

- Com toda a importância do Neymar hoje no futebol, ele é, na minha opinião, o jogador que mais sabe fazer gol, mesmo não sendo um artilheiro nato – afirmou o Baixinho.

Mas como anda a renovação na posição de centroavante no futebol brasileiro?

- Aqui no Brasil, os dois melhores jogadores dessa função estão no Flamengo. Na minha opinião são o Gabigol e o Pedro. Então, se você me falar hoje qual é o jogador que mais se aproxima deste jogador ideal, seria o Gabigol – disse o comentarista Caio Ribeiro.

- Se o Gabigol fizer na seleção o que ele faz no flamengo, eu tenho absoluta certeza que ele pode vir a ser uma referência no nosso futebol – completou Romário.

ge

Nenhum comentário: