03/02/2021

OMS VISITA LABORATÓRIO DE MORCEGO NA CHINA - COVID PODE TER SAÍDO DESTE LOCAL

Investigadores da OMS visitam laboratório de morcegos chinês, local onde pode ter sido criada a Covid-19

Uma equipe de investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita um laboratório em Wuhan nesta quarta-feira (3), que tem sido o foco de conspirações e especulações sobre a origem da pandemia de coronavírus.

Os investigadores da OMS começaram a pesquisa na cidade chinesa na semana passada, após uma quarentena de 14 dias e atrasos burocráticos. O trabalho da equipe está sob intenso escrutínio e pressão política, tanto da China quanto do exterior.

Poucos lugares estão tão envolvido em polêmicas quanto um laboratório administrado pelo Instituto de Virologia de Wuhan, onde funcionários do governo do ex-presidente Donald Trump sugeriram, sem mostrar evidências, ter sido a origem do coronavírus.

O laboratório em questão, associado à Academia de Ciências Chinesa, é o único na China continental equipado para o mais alto nível de biocontenção, conhecido como Nível de Biossegurança 4 (BSL-4).
Laboratório de Wuhan é liderado pela ‘mulher morcego’ da China

O laboratório de Wuhan foi criado após a epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS), que passou pela China e por outras partes da Ásia em 2002 e 2003.

Em particular, a equipe do laboratório de Wuhan, liderada pela virologista Shi Zhengli, conhecida como a “mulher-morcego” da China pelos anos de expedições de caça ao vírus em cavernas de morcegos, concentrou-se em coronavírus transmitidos por morcegos, exatamente o que se confia ter causado a atual pandemia.

Os morcegos são um importante reservatório de vírus e embora não os sofram por causa deles graças a uma resistência natural, são portadores conhecidos de muitos patógenos infecciosos, devastadores para os humanos, incluindo Ebola, raiva, SARS e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

O consenso científico atual é que o SARS-Cov-2, o vírus por trás da pandemia Covid-19, também evoluiu em morcegos e se espalhou para os humanos, potencialmente tendo um hospedeiro animal intermediário entre essas duas espécies.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: