21/02/2021

NATAL: BRASÃO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO (ANTIGA CATEDRAL)

O Brasão Oficial da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação

Neste dia 21 de fevereiro de 2021, a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação apresenta a todos o seu brasão, com o qual ela passa a se identificar em cartas, documentos, cartões entre outros. 

A explicação dele é simples e de profundo significado: o escudo está dividido em três campos – dois vermelhos e um azul – rodeado com uma moldura de ouro. 

O vermelho representa a vida humana, o amor divino, o testemunho abrasador dos mártires, a caridade fraterna.

O vermelho está como um manto sobre o campo azul, que representa a divindade, o eterno, que emoldurado pelo ouro mos tra os ideais nobres para os quais o homem foi criado: ser imagem e semelhança de Deus.

Neste sinal, contempla-se a missão de Jesus Cristo, Deus que se faz homem para nos resgatar do pecado e da morte e devolve ao homem a dignidade e a plenitude de Deus que havia perdido pelo pecado original.

No campo vermelho à esquerda encontra-se o cálice e a palma – sinais da oferta e do martírio – representando os ex-párocos desta comunidade, especialmente santo Ambrósio Francisco Ferro, que junto com seus paroquianos ofertaram sua vida pelo Evangelho e pela Eucaristia, e o Servo de Deus Padre João Maria, o “anjo da caridade”, que se ofertou por esta paróquia e consumiu-se de amor pelo seu povo durante uma peste de varíola.

No campo vermelho à direita vê- se o báculo e a mitra, sinais do exercício episcopal, tendo sobre elas uma estrela dourada, símbolo da cidade do Natal. Aqui contempla-se a realidade desta primeira paróquia do Rio Grande do Norte cuja Matriz serviu como Catedral à Arquidiocese de Natal até o ano de 1988 e detém hoje o título de Catedral Antiga.

No campo azul encontra-se a representação da bela cena de 21 de novembro de 1753, quando simples pescadores do Rio Potengi encontraram encalhado numa pedra – hoje Pedra do Rosário – o vulto bendito de Nossa Senhora do Rosário que foi carinhosamente rebatizado como Nossa Senhora da Apresentação, em razão da festa litúrgica daquele dia. 

No centro de todo o escudo, sobre as letras AM, encontra-se a coroa portuguesa, representando que esta paróquia foi criada por alvará do Rei de Portugal no ano de 1601.

O escudo repousa sobre uma cruz processional de ouro cravejada com cinco rubis, representando Cristo e suas cinco chagas. 

Abaixo do conjunto, encontramos uma faixa branca onde consta a nomenclatura da paróquia e sua data de criação em

algarismos romanos.

Idealizadores: 

Daniel Augustino Viana e Thiago de Lima Bandeira

Projeto Gráfico: 

Jalison Vitor da Silva (Officina Insignium)


Pe. Bianor Fracisco de Lima Júnior
Pároco

Nenhum comentário: