13/02/2021

JAPÃO TEVE SUA COSTA SACUDIDA POR TERREMOTO DE MAGNITUDE 7,1

Terremoto de magnitude 7,1 sacode costa do Japão

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Ritcher sacudiu a costa de Fukushima, no leste do Japão, e foi fortemente sentido na capital Tóquio, sem que as autoridades japonesas tenham ativado, por enquanto, alerta de tsunami.

O terremoto ocorreu às 23h08 (horário local, 11h08 de Brasília), com epicentro a cerca de 60 quilômetros de profundidade na costa da província de Fukushima, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

Tanto em Fukushima, como na vizinha Miyagi, na costa nordeste do Japão, o terremoto atingiu o nível seis na escala japonesa, com um máximo de sete e mais concentrado nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor.

Outras províncias da costa leste e centro do Japão também foram fortemente abaladas pelo terremoto, incluindo a capital, onde atingiu o nível 4 na escala japonesa.

A AMJ disse que o terremoto pode causar uma ligeira elevação no nível do mar, embora o alerta de tsunami não tenha sido ativado.

O governo japonês formou “uma equipe de emergência” para recolher informações e coordenar com as autoridades locais “dando prioridade de salvar possíveis vítimas”, disse o porta-voz do governo, Katsunobu Kato.

– Estamos revisando a situação para ver se houve algum dano pessoal ou material – acrescentou Kato.

A empresa de energia Tokyo Electric Power (TEPCO) disse não ter registro de nenhuma “anormalidade significativa” nos níveis de radiação nas usinas Fukushima Daiichi e Daini, que estão inativas e em processo de desmontagem devido ao terremoto e tsunami de março de 2011.

Também não foi detectado nenhum dano em outras usinas nucleares localizadas em outras áreas afetadas, de acordo com a emissora estatal NHK.

Cerca de 950 mil casas ficaram sem energia elétrica em decorrência do terremoto em várias áreas do país, segundo dados das operadoras.

Além disso, várias linhas de trem de alta velocidade (shinkansen) que operam no nordeste do Japão suspenderam suas operações devido a apagões.

Em Fukushima e Miyagi, foram registrados vários incêndios, um deles em uma fábrica, além de uma avalanche de terra em uma rodovia que pode ter soterrado automóveis, segundo a mídia japonesa, que também registra um saldo temporário de uma dúzia de feridos em incidentes relacionados ao terremoto.

Com informações da Agência EFE

Nenhum comentário: