03/02/2021

COVID: REDE QUE VENDIA VACINAS FALSAS DA CHINA É DESMANTELADA PELA POLÍCIA CHINESA

Covid-19: China desmantela rede que vendia vacinas falsas

A polícia chinesa desmantelou uma quadrilha que fabricava e vendia vacinas falsas contra a Covid-19, também para países do exterior. Mais de 80 suspeitos foram presos nas províncias de Jiangsu e Shandong e na cidade de Pequim.

De acordo com as autoridades, os falsos imunizantes eram compostos de uma solução salina simples, depositada em frascos. Os itens eram vendidos desde setembro de 2020 a um preço alto. Segundo informações da Associated Press (AP), mais de 3.000 itens foram comercializados.

O governo chinês não especificou quais países foram afetados, mas informou que as nações já foram notificadas.

– O governo chinês valoriza muito a segurança das vacinas e continuará a empenhar esforços para processar rigorosamente quaisquer falsificações, vendas falsas e negócios ilegais e outras ações relacionadas que envolvam vacinas – disse o Ministro das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

O caso não é inédito no país. Em 2016, a polícia chinesa prendeu uma dupla que chegou a vender milhões de imunizantes armazenados indevidamente, segundo informações da AP. Escândalos como esse fizeram com que a China reformasse os regulamentos de segurança para vacinas e aumentasse a pena para falsificações.

Até o momento, o país registrou apenas a vacina da Sinopharm para uso doméstico. Há, entretanto, outros dois fármacos em curso, produzidos pela Sinovac e CanSino.

pleno.news

Nenhum comentário: