25/01/2021

EUA: 11 MIL POSTOS DE TRABALHO JOGADO FORA COM CANCELAMENTO DO OLEODUTO POR BIDEN

Biden cancela oleoduto e “joga fora” 11 mil postos de trabalho

Uma decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda no primeiro dia no cargo, deve gerar a perda de milhares de postos de trabalho no país. O democrata cancelou a licença de construção do oleoduto Keystone XL, uma expansão de 1.200 milhas do sistema de oleodutos que transportariam, a partir de 2023, 830 mil barris de petróleo por dia do Canadá para os Estados Unidos.

Diante da definição tomada por Biden, um porta-voz da TC Energy, empresa americana do setor de energia e dona do oleoduto, confirmou à agência de notícias France-Presse que mil empregos serão perdidos com a revogação promovida pelo democrata. O número de postos de trabalho afetados, porém, é maior e não se resume apenas aos empregos diretamente informados pela companhia.

A própria TC Energy já havia anunciado, em outubro de 2020, a concessão de 1,6 bilhão de dólares (R$ 8,75 bilhões) em acordos com seis grandes contratantes sindicais americanas para construção de 800 milhas do Keystone XL em três estados dos EUA em 2021.

Ao todo, a TC estimava que as seis empresas contratariam mais de 7 mil trabalhadores sindicalizados este ano, e os contratos aumentariam para mais de 8 mil o número de trabalhadores americanos sindicalizados no oleoduto, com um total de 11 mil empregos estimado para 2021.

pleno.news

Nenhum comentário: