29/01/2021

CONHEÇA OS 4 CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DO SENADO

Presidência do Senado 2021: Conheça os quatro candidatos

Quatro senadores disputam a presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para o dia 1º de fevereiro.

Anunciaram as candidaturas Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição. O Pleno.News apresenta um breve resumo dos candidatos.

RODRIGO PACHECO (DEM-MG)

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é o candidato do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o favorito do Palácio do Planalto. Ele lançou sua candidatura em 19 de janeiro por meio de um manifesto em que se compromete, entre outras coisas, a garantir as liberdades, a democracia, as estabilidades social, política e econômica do Brasil, bem como a segurança jurídica, a ética e a moralidade pública, com respeito às leis e à Constituição.

O senador ainda defende a unificação das instituições pelo bem comum, a pacificação da sociedade e a independência do Senado. Outro compromisso assumido foi o atendimento à crise sanitária do país em decorrência da covid-19.

– Ter como foco imediato da atuação legislativa do Senado Federal, em virtude da pandemia e de seus graves reflexos, o trinômio: saúde pública – crescimento econômico – desenvolvimento social, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego, renda e oportunidades aos brasileiros e brasileiras, sem prejuízo de outras matérias de igual relevância, que merecerão, a seu tempo, atenção e prioridade – diz Pacheco.

O senador tem 44 anos, é advogado e foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Cumpriu um mandato como deputado federal por Minas Gerais (2015-2019) e foi presidente da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara. No Senado, também atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança (CTFC).

Rodrigo Pacheco já recebeu o apoio formal de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.

MAJOR OLIMPIO (PSL-SP)

O senador Sérgio Olimpio Gomes, mais conhecido como Major Olimpio (PSL-SP) anunciou que concorre à presidência do Senado. Ao justificar sua candidatura, declarou que, na sua visão, o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem se aproximado do PT, que apoia a candidatura de Rodrigo Pacheco.

O parlamentar espera contar com o apoio do grupo que compõem o Muda Senado, mas reconhece que tem poucas chances.

– Vou disputar a eleição para presidente do Senado com a mesma sensação do time que entra em campo sabendo que o adversário tem vantagens (cargos e emendas) e tem o juiz como seu parceiro – declarou em nota.

JORGE KAJURU (Cidadania-GO)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) anunciou que também está na disputa pela presidência, mas adiantou que vai apoiar a candidatura de Simone Tebet. De acordo com o senador, seu nome foi lançado como forma de “marcar posição” em pronunciamento que fará no dia da eleição como protesto à atual Presidência do Senado.

— Quando terminar eu direi o seguinte: não sou candidato, vocês aí podem ter melhores qualidades do que eu, mas vocês não têm uma qualidade que eu tenho: chama-se coragem — afirmou.

SIMONE TEBET (MDB-MS)

Simone Tebet é advogada e filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet. Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), se eleita, ela será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional.

No dia 12 de janeiro, o MDB lançou o nome da senadora para concorrer ao cargo. No entanto, nesta quinta-feira (28), Simone anunciou que irá disputar o cargo de maneira independente.

Senadores do MDB e de partidos aliados têm defendido nos bastidores, desde segunda-feira (25), que a senadora abandone a disputa pela presidência do Senado.

Em coletiva de imprensa, Simone diz não se considerar uma “candidata avulsa”, porque representa um grupo de parlamentares.

pleno.news

Nenhum comentário: