Após apagão de três semanas, Macapá se prepara para eleição municipal
Eleitores de Macapá vão às urnas neste domingo (6) para o primeiro turno das eleições municipais. A votação teve que ser adiada por causa do apagão no mês passado. Macapá tem 292.718 eleitores aptos a irem às urnas, 56% dos eleitores do estado, que só agora vão poder votar.
A eleição em dezembro é resultado do apagão que atingiu 13 das 16 cidades do estado em novembro, provocando uma crise no fornecimento de energia que durou três semanas. O Tribunal Regional Eleitoral alegou que o fornecimento irregular de energia e a falta de segurança eram um risco para a votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu à solicitação do TRE do Amapá, e adiou as eleições na capital. O TRE considera esses problemas superados.
“Amanhã teremos uma eleição bem segura aqui em Macapá. Estamos com a energia 100% restabelecida, e contaremos com mais de 1.400 policias dando segurança aos locais de votação e à cidade de Macapá”, disse o presidente TRE-AP, Rommel Araújo.
No primeiro turno, dez candidatos disputam o cargo de prefeito de Macapá. Se houver um segundo turno, vai ser no dia 20 de dezembro.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, foi neste sábado (5) a Macapá acompanhar os preparativos da eleição. Ele visitou um dos principais locais de votação. Na coletiva à imprensa, fez um pedido ao eleitor para que compareça às urnas.
“A democracia brasileira e a democracia no município dependem da participação expressiva dos eleitores. A democracia é um projeto de autogoverno coletivo. A sociedade brasileira se tornou mais consciente e mais exigente. Mas para exigir, tem que participar”, afirmou o Barroso.
JN
Nenhum comentário:
Postar um comentário