31/08/2020

AULAS PRESENCIAIS DEVEM TER SUSPENSÃO PRORROGADA EM NATAL

Natal deve prorrogar suspensão das aulas presenciais

Natal deve prorrogar a suspensão das aulas presenciais da rede municipal de ensino nesta terça-feira 1º, conforme informou ao Agora RN a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação da cidade (SME). Isto porque o atual decreto de suspensão das atividades é válido somente até esta segunda 31. As escolas estão paralisadas há quase seis meses para evitar a disseminação da Covid-19. 

No entanto, a SME ainda estabelecerá por quantos dias deverá durar a prorrogação. Não há data predefinida para o retorno das atividades presenciais no âmbito municipal. No fim de julho, o prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias (PSDB), decidiu suspender o retorno às aulas nas escolas particulares previsto para acontecer em 10 de agosto. A decisão também adiou a retomada da rede pública municipal, que aconteceria em 14 de setembro. 

O parecer foi revisto após pressão de gestores instituições de ensino e de pais de alunos, que se posicionaram de forma contrária à medida. Agora, o comitê científico municipal de enfrentamento à Covid-19 deverá levar em consideração as análises do colegiado estadual, que fará uma nova reunião nesta quarta-feira 2 para discutir a retomada das atividades. 
Decreto estadual 

O decreto estadual de suspensão das aulas vale até o próximo dia 14. Nesta quarta 2, o comitê científico do RN vai analisar, agora, se a melhoria no quadro da pandemia no estado é efetiva e suficiente para uma retomada segura. No mais recente parecer, o colegiado ressaltou que o retorno às salas de aula deve ocorrer apenas quando for verificado baixo risco de contágio entre os integrantes da comunidade escolar – pais, alunos, professores e demais trabalhadores. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), todas as regiões de saúde seguem apresentando queda na incidência de novos casos de infecção, assim como na taxa de mortalidade pela Covid-19. É esperado ainda para esta semana que o Comitê Setorial da Educação elabore os protocolos necessários para a retomada das aulas presenciais. As regras serão para as áreas pedagógica, normativa e de biossegurança.

Agora RN

Nenhum comentário: