06/04/2020

AH, TA!: A CHINA OFERECE RECOMPENSA PARA QUEM DENUNCIAR INFECTADOS

Depois do pior da epidemia, China tem até cidades que pagam recompensa para quem denunciar infectados

Pessoas andando pelas ruas de Wuhan, na China Foto: NOEL CELIS / AFPPassado o pior momento da epidemia na China, o país começa a reativar sua economia, retoma aos poucos o convívio social e se prepara para a vida pós-coronavírus, ainda muito longe da realidade anterior. A normalização é gradual e sujeita a reviravoltas que mostram as incertezas de uma caminhada em terreno desconhecido.

É um novo normal, no cotidiano marcado por severas precauções de saúde e um aparato de controle extremo até para os padrões chineses. Com a transmissão comunitária contida, segundo as autoridades chinesas, os casos importados e o risco de uma segunda onda de infecções passam a ser a maior preocupação.

Em Wuhan, onde apareceram os primeiros casos do coronavírus, o isolamento total declarado em 23 de janeiro termina na próxima quarta (8). O afrouxamento começou nos últimos dias, com a permissão a quem tem o código verde para saídas curtas. Mas a maioria dos 10 milhões de habitantes da cidade completará 11 semanas sem sair de casa, como o consultor de negócios camaronês Pisso Nseke, que mora há seis anos em Wuhan.

Nenhum comentário: