Kim Jong-un mandou mensagem ao presidente da África do Sul, diz agência oficial norte-coreana
Em meio a especulações sobre o paradeiro do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que há dias não aparece em seus órgãos de imprensa oficial, como é de costume, a agência de notícias do regime, KCNA, divulgou que ele mandou uma carta ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, cumprimentando-o por um feriado nacional, o Dia da Liberdade.
A carta seria datada de 27 de abril, mas não se sabe de fato quando foi redigida ou quem a escreveu. A mensagem, afirma a KCNA, dizia que o povo coreano "desejava sinceramente ao povo amigo da África do Sul maior sucesso em seus esforços para promover a unidade nacional e alcançar o desenvolvimento socioeconômico do país".
A mensagem diplomática não teria maior importância se não fossem os rumores de que Kim não estaria bem de saúde e a falta de uma manifestação clara de Pyongyang a respeito.
Neste domingo (26) um alto conselheiro de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, minimizou os rumores sobre a saúde de Kim.
"A posição do nosso governo é firme. Kim Jong -un está vivo e bem", disse o conselheiro do presidente Moon sobre segurança nacional, Moon Chung-in, em entrevista ao canal de notícias americano CNN neste domingo (26).
O conselheiro disse que Kim passa uma temporada em Wonsan - um resort no leste do país - desde 13 de abril. "Nenhuma movimentação suspeita foi detectada até o momento", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário