1ª parcela do décimo terceiro salário cai hoje. Veja o que fazer com o dinheiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/Y/K/Os8oN0Rxe51ptrkLvdEQ/gettyimages-497901940.jpg)
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, neste ano, 32% dos brasileiros vão utilizar o décimo terceiro para adquirir presentes e 24%, para poupar ou investir os recursos.
Na sequência, os trabalhadores vão usar a grana extra para ajudar nas comemorações de Natal e Ano Novo (22%) e pagar dívidas em atraso (15%). Há ainda os que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz (15%), e os que vão realizar alguma viagem (14%).
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico pouco melhor do que em anos anteriores pode estimular uma disposição maior dos brasileiros para ir às compras com o 13º salário.
“O país se recupera lentamente da crise e ainda sofre com os efeitos negativos da recessão, como desemprego elevado e renda comprimida. Ainda assim, o período mais agudo das dificuldades já foi superado, o que de certa forma, pode estimular um otimismo maior dos brasileiros na hora ir de ao consumo”, afirma.
Mas, afinal, qual o melhor jeito de usar o décimo terceiro salário? A prioridade deve ser quitar ou renegociar dívidas em atraso. "Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, afirma Marcela.
Já quem não tem dívidas em atraso deve usar o décimo terceiro para formar uma reserva de emergência, um dinheiro para ter à disposição se acontecer algum imprevisto sem precisar se endividar. Esse deve ser o primeiro investimento de qualquer investidor, antes de aplicar o dinheiro para a aposentadoria ou para realizar qualquer sonho.
Com informações da Valor
Nenhum comentário:
Postar um comentário