29/10/2019

STF: CELSO DE MELO CHAMA BOLSONARO DE ATREVIDO

Celso de Mello reage a Bolsonaro: “Atrevimento sem limites”

Michael Mello/MetrópolesO decano (ministro há mais tempo na Corte) do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, disse que o vídeo postado na tarde desta segunda-feira (28/10/2019) no Twitter do presidente Jair Bolsonaro (PSL), “se verdadeiro”, mostra que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar”. Em nota duríssima enviada à Folha de São Paulo, ele também afirma que o chefe do Executivo Nacional “teme um Poder Judiciário independente”.

“É imperioso que o Senhor Presidente da República – que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados – saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil”, escreveu o ministro.

Mello também diz que o “comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.”

Leão x hienas

No vídeo, que foi apagado cerca de duas horas depois de ter sido divulgado, um leão é cercado por hienas que representam instituições – além do STF – como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); movimentos, como o feminista, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o Movimento Brasil Livre (MBL); e partidos como o PT e o PSL, do próprio presidente.


Metrópoles

Nenhum comentário: